sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Aniversário de Ipuã - Considerações

A programação do 65º aniversário de Ipuã vai se definindo.

Dois shows já foram confirmados: a dupla João Marcos e Matheus e o grupo Fat Family. E são cada vez mais fortes os rumores de que haverá ainda show da dupla Cézar e Paulinho.

O blogueiro revela sua total ignorância por não conhecer a dupla João Marcos e Matheus, mas conhecedor da música brasileira que é, pode arriscar dizer que:

- Mais uma dupla do sertanejo universitário.

- Vai misturar repertório da dupla com o de outros artistas.

- Jovens cantores que podem até empolgar o público presente.

Já o show do grupo Fat Family trata-se da continuidade de um modismo recente dos nossos políticos e organizadores de eventos da cidade: a apresentação de show gospel em eventos da cidade.

Desde a Administração anterior, quando o então Prefeito foi criticado por trazer show Gospel, à época acusado de o fazer por sua orientação religiosa.

Com isso, fica cada vez mais evidente que a nova administração reproduz as mesmas práticas da administração passada no que tange à política pública de eventos artísticos no município (ausência de carnaval, shows modestos e atração gospel).

Particularmente sou contra estes shows no aniversário da cidade e/ou Expuã.

Não por ideologia religiosa, ou melhor, a falta dela, mas por entender que trata-se de puro oportunismo político.

Acho justo e necessário a realização de shows gospel em nossa cidade, como também shows católicos, mas não entendo ser a grade de shows do aniversário da cidade a melhor oportunidade para tal.

Que se realize um fim de semana em data diferente um evento dedicado a músicas de louvor por exemplo, com a presença de artistas evangélicos (dos mais variados segmentos) e católicos, ambos com grande variedade de artistas e com grande público em nossa cidade.

Até porque, como se sabe e não poderia ser diferente, o consumo de bebidas alcoólicas é vetado nestes eventos, mudando assim toda a organização do evento e, sejamos sinceros aqui, afastando uma significativa parcela da população ipuanense que, infelizmente, vê na bebida alcoólica um atrativo para participar dos eventos de nossa cidade.

Inclusive o Blogueiro que, ao apontar um dedo para outrem, vê outros 3 apontados para si próprio.

Se bem que não me assustaria ver críticos de outrora participando do show e bebendo guaraná a noite toda; até porque seria muito mais fácil que admitir que o argumento que usavam antes era exclusivamente político, e o discurso sociocultural, uma hipocrisia.

Quanto à dupla Cézar a Paulinho, em se confirmando sua apresentação, o Blogueiro aplaude a iniciativa. Grandes artistas do sertanejo tradicional, com canções imortalizadas na memória de todos nós e que, mais recentemente, adotaram também o estilo jocoso em suas canções, também de grande gosto popular.

Gosto da dupla e na minha modesta opinião, caso se concretize sua contratação, ótima escolha dentro da relação custo/benefício. O diabo é a inversão de expectativa do público que esperava Eduardo Costa. Fica aquele sentimento de frustração, ainda mais que a falta do carnaval gerou a expectativa de um mega show no aniversário da cidade.

Mega show que poderá vir na Expuã, claro.

Mas como disse são especulações, e pode ser que Eduardo Costa apresente no aniversário da cidade este ano, fazendo com que o Blogueiro engula estas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário