segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

10 atitudes desrespeitosas da vida moderna.

O Portal Terra (clique aqui) elencou 10 hábitos tecnológicos que deveriam ser abolidos.

Apesar de reconhecer que o 1º item é quase impossível de ser evitado e o eu tenho usado mais do que deveria, os demais eu não pratico.

E critico quem os faz.

Problema é que estou rodeado de pessoas que diariamente promovem este "desrespeito da vida moderna".

01. Falar alto no telefone em público.

Não digo alto, mas se o telefone toca e eu estou no shopping, por exemplo, eu atendo e, caso seja urgente, até converso.

Não dá pra falar assuntos mais particulares evidente, para isso recorre-se a algum "cantinho" no shopping e ainda assim, bem rapidinho. Uma rapidinha telefônica.

02. Tirar fotografia com tablet.

Nem tenho tablet.

A primeira vez que vi esta ferramenta usada como máquina fotográfica foi em NY.

Todos os turistas brasileiros quando chegam na cidade correm para a Best Buy ou B&H, as duas gigantes da tecnologia em Manhattan, e armam-se com estes aparatos tecnológicos.

E saem tirando fotos com aquelas telas que mais parecem uma TV de 14".

03. Monopolizando Wi-fi público.

Nunca tinha pensado em como deve ser desagradável a pessoa ficar horas entupindo o servidor local enquanto outras pessoas tentam conectar à duras penas.

É como usar toda água para lavar a calçada enquanto o vizinho sofre para tomar banho.

04. Compartilhamento de fotos sem a permissão.

Outro inconveniente da vida moderna.

E que gera inúmeras perguntas ao fotografado: porque não me contou aonde ia? que horas voltou? quem mais estava? quem é aquela moça? por que ela está toda assanhada ao teu lado?

05. Trocar mensagem enquanto conversa.

Uma falta de respeito total.

Se for urgente, peço licença e troco 1 ou 2 no máximo.

Mas ficar no bar com amigo ou amiga conversando e ele ou ela enviando mensagem me irrita muito.

Irrita mais ainda quando estou dando aula e aluno faz isso.

06. Checar tela do celular no cinema.

Você está assistindo ao filme de repente vê um clarão.

Relâmpago?

Não, é alguém conferindo o celular.

E pior, há quem dentro do cinema junta ao mesmo tempo este item com o 1 e o 5, conversando e teclando dentro do cinema.

07. Fotografar e postar pratos em restaurante.

Ou de cerveja gelada, caipirinha ou coisa que o valha.

Desnecessário.

Sobretudo quando vem com as s frases batidas: "É o que tem pra hoje", "vida difícil", "curtindo o domingão", "começando os trabalhos",...

08. Vingança digital.

Indiretas no feicebuqui ou frases de "impacto" já deu o que tinha que dar, faça-me o favor.

Quem esqueceu não precisa falar que esqueceu, quem excluiu/bloqueou alguém não precisa falar que excluiu/bloqueou (até porque se excluiu o excluído/bloqueado) não vai ler, e quem está feliz após o fim do namoro não precisa falar que está feliz.

09. Encher caixa dos amigos com mensagens filosóficas.

Nada a declarar.

10. Usar a rede como política.

Diariamente sempre posto alguma notícia para criticar políticos, sobretudo do Governo Federal e Estadual.

Nada exagerado, penso eu.

Mas é bom me policiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário