domingo, 28 de julho de 2013

Viajando no Tempo e no Espaço (e na maionese).

Se me fosse perguntado qual superpoder eu queria ter, não pensaria duas vezes: queria ter o poder de viajar no tempo e no espaço.

E de posse do contínuo espaço/tempo, como todo poder traz grandes responsabilidades, não iria usá-lo para alterar o presente (ou futuro) tipo avisando os Índios das más intenções dos colonizadores ou a babá de Hitler sobre os benefícios que uma tragédia durante o banho do guri traria à humanidade.

Confesso que tenho uma lista de músicas para caso um dia eu voltar no tempo, registrá-las como de minha autoria e assim me tornar o maior compositor da história mundial.

Mas como todo superpoderoso não usa seu superpoder em benefício próprio, mas autruisticamente, limitaria a, nas horas vagas, conhecer lugares e épocas que eu, como estudante de História, sempre sonhei:

* Começaria meu tour obviamente pela Grécia de Sócrates e Platão.

* Depois gostaria de presenciar o nascimento e o calvário de Jesus.

* A Idade Média seria outra parada, conhecer como viviam as pessoas nos feudos.

* Uma visitinha rápida para saber como viviam os índios brasileiros no mesmo período.

* A Florença do Renascimento, tomando cuidado para não atrapalhar o trabalho de Da Vinci e Cia.

* O velho oeste americano.

* O Brasil na chegada dos colonizadores.

* Participaria das Bandeiras, pelo menos até me cansar de andar.

* Estaria com D. Pedro I no grito do Ipiranga.

* Passearia pelo cangaço brasileiro.

* Participaria da Coluna Prestes, também até cansar de andar.

* Pegaria em armas pela Revolução de 32.

* Seria um pracinha Brasileiro.

* Pegaria em armas contra a ditadura nos anos 60.

Como estudante de história cheguei a "viver" algo semelhante por meio dos livros, mas a duração do curso e a soma de outras atividades ao longo dele impediram leituras mais aprofundadas.

O mais perto que cheguei foi numa disciplina intitulada "Cultura & Cidades - Itinerários Modernistas" onde estudamos, ainda que de passagem, os seguintes lugares e épocas:

* Viena dos anos 1880.
* Paris dos anos 1900.
* Rio de Janeiro dos anos 1910.
* São Paulo dos anos 1920.
* Chicago dos anos 1930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário