sexta-feira, 29 de março de 2013

Sexta Feira da Paixão.

Hoje é sexta feira santa.

Principal data do calendário cristão.

Dia de rememorar a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Independente de seu credo religioso (ou da falta dele).

Dia de respeitar as tradições seculares que certamente moldaram nossas infâncias. Mesmo que na fase adulta nossas crenças divirjam daquelas "impostas" pelos pais na fase infantil, hoje é dia de deixar de lado convicções para simplesmente respeitar.

É o que faz, por exemplo, este humilde blogueiro.

Que hoje celebra não apenas a data religiosa, mas os quase dois milênios de um fato histórico que alterou o rumo da História ocidental.

Se a figura religiosa é, para alguns, objeto de questionamentos (como por exemplos para ateus, agnósticos e religiões não cristãs), a figura histórica, política, social, e por que não fizer, filosófica, de Jesus Cristo é, e para sempre será, objeto de adoração.

Seu exemplo, suas palavras, sua revolução silenciosa, as conexões de seu discurso com o discurso de filósofos como Platão e principalmente, sua história de vida de abnegação e aceitação do suplício, usado como instrumento de transmissão de tua mensagem, tudo isso não pode ser simplesmente negado.

Repito, ainda que seu credo (ou falta dele) seja divergente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário