sábado, 26 de julho de 2014

Feriado religioso e bênção dos carros.

Hoje é feriado religioso em Ipuã: dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora Santana.

Avó de Jesus.

Razão pela qual hoje comemora-se(?) o dia a Vovó.

E em Ipuã, além do feriado, há as celebrações da data.

Uma delas é a tradicional bênção dos carros, que na minha adolescência era o momento que eu esperava para poder dirigir sem ter CNH, imaginando que a autoridade policial não prenderia e multaria um fiel que estava tão somente levando o carro para ser benzido.

Felizmente nunca fui pego.

Outra vez fui numa mobilete que eu tinha. Justamente um dia após ter tomado umas piruetas com ela e, felizmente, saído ileso.

Recordo ainda que minha CNH chegou em um mês de julho, comecinho do mês e com ela fresquinha na mão, pude enfim benzer o carro sem o temor de ser preso.

Na minha época de criança, todos os carros benzidos era agraciados com alguma lembrança (chaveiro, adesivo, santinho) que nos dias seguintes à bênção, nos ajudava a identificar quais veículos haviam participado do evento.

Hoje passados alguns anos, já cansado de dirigir, não animo em sair de casa para nada. Muito menos para benzer o carro.

Depois reclamo que as tradições estão morrendo.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

997.
Blog rumo à 1000ª postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário