sábado, 29 de março de 2014

Com o giz na mão.

Querendo ousar em uma aula na faculdade, coisa que nem sempre me sinto confiante em fazer, e aproveitando que os próprios alunos pediram, resolvi passar o filme "Encontrando Forrester" para uma das minhas turmas da pedagogia.

A propaganda que eu fiz do filme e mostrando a eles o quanto o enredo fechava - e muito bem - tudo o que havíamos aprendido no bimestre (educação e ideologia, fracasso escolar, cultura) influenciou no pedido deles, faltava então eu criar a coragem para arriscar.

E arrisquei.

Apesar dos problemas técnicos:

01. Tempo.

O filme ocuparia muito mais que minhas duas aulas (90 min) o que me proporcionou a seguinte dúvida: Passo o filme em duas partes (quarta e quinta) ou opto por "invadir" a aula seguinte?

A aula seguinte era de ninguém menos que o coordenador do curso, que prontamente atendeu meu pedido.

Mas fiquei com receio, optei por passar em 2 capítulos e agradeci a ele a maneira solícita com que atendeu meu pedido.

02. Áudio.

O áudio do filme estava muito baixo, minha caixa de som não conseguia emitir som em volume satisfatório.

Apesar do filme ser legendado, o áudio faz muita falta.

Contei com a compreensão dos alunos e que "toleraram" o áudio quase inaudível, salvo às vezes em que desligávamos o ar e ventiladores e então o volume melhorava.

E desta forma apresentei aos alunos o filme, para mim, tão significativo.

E a satisfação de ver o quanto foi significativo para eles também.

Curioso como um "simples" filme pode ajudar a resumir um bimestre todo de aulas.

Ano que vem repito a experiência, com maior segurança e, claro, uma caixa de som melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário