domingo, 30 de março de 2014

Coleta de lixo à noite.

Começa amanhã em nossa cidade uma ideia que tem tudo para dar certo: a coleta de lixo durante a noite.

Digo que tem tudo para dar certo porque à noite o trabalho pode ser feito mais calmamente, sem acorreria que acontece durante o dia onde o trabalho dos garis e motorista do caminhão disputam espaço e tempo com os cidadãos também em seus primeiros horários, e portanto os mais corridos, de trabalho.

A ideia não é original, muitas cidades a utilizam, sobretudo as grandes cidades, mas em nossa realidade, trata-se de uma ideia inovadora em uma área que pouca coisa foi feita nos últimos anos para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população.

Mas torcer e acreditar que dará certo não significa que na prática a ideia se mostrará eficiente.

Acredito que haja inúmeros empecilhos para tornar esta ideia exequível. Do adicional noturno a que os servidores passarão a ter direito, à logística de coleta que certamente sofrerá mudanças.

Mas acredito também que todos são perfeitamente solucionáveis e/ou contornáveis em nome de uma, repito, melhoria na qualidade do serviço de coleta de lixo doméstico oferecido à população.

Que não desanimem aos primeiros problemas ou críticas, utilizem pelo menos o mês todo como teste para então ao término de abril, avaliar o que teve de positivo e negativo, mantendo o primeiro e corrigindo, se possível, o segundo.

E então adotem como prática constante a coleta noturna do lixo.

Outro problema que o Exmo Sr Prefeito enfrentará é a paternidade da ideia.

Como diz o ditado "se o filho é bonito todo mundo quer ser o pai", portanto se a ideia vingar não faltarão políticos requerendo o DNA do projeto; mas se infelizmente não der certo, como na "jenial" ideia de encher o lago da Prefeitura com águas do lago do Clube (ideia já abandonada e a foto do "autor" desaparecida da página da Prefeitura), nem o Programa do Ratinho conseguirá encontrar o pai da criança.

Pior, é bem capaz de pessoas próximas falarem que te avisou mas o Sr não quis ouvir.

Seja como for, parabéns pela iniciativa e torço - e colaboro - para que dê certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário