sábado, 31 de março de 2018

Uma difícil decisão. [Há 10 anos]

Um texto que fala por si só.



Uma difícil decisão.

Deixar ou não deixar a Secretaria de Educação de Ipuã? Eis a questão!

De um lado, a realização proporcionada por um conjunto de obras e medidas tomadas em favor da Educação do Município sem precedentes na História de Ipuã, e muito provavelmente, sem outra igual. De outro lado, o chamado partidário: estar à disposição do partido para pleitear cargo eletivo (seja ele qual for) nas próximas eleições.

Acabei saindo. Até mesmo para poder continuar com as duas opções, uma vez que, permanecer, implicaria obrigatoriamente (por conta da legislação eleitoral vigente) em perder a alternativa de sair candidato.

Em suma: quando assumi o cargo eu já sabia que teria de deixá-lo por conta da janela eleitoral. Sabia que a data limite para possíveis candidatos era 6 meses antes da eleição (marcada para 5 de outubro), ou seja, cumpri integralmente o "mandato" que assumi na Educação.

Mas não saí sem relutância, não foi uma separação fácil!

Em que pese todo o brilhante trabalho que desenvolvemos na Educação Ipuanense, ficam os laços afetivos - que transcenderam as relações trabalhistas - com pessoas que tanto me ajudaram nessa difícil empreitada da minha vida. E com elas compartilho cada sucesso que tivemos, pois acredito que tudo faz parte de uma engrenagem, onde cada roldana tem sua função e sem ela, por menos que pareça, a máquina não funciona. Nunca fiz nada sozinho mas em comunhão de ideias, que passa às vezes por inevitáveis divergências, mas todas sanadas ao término de cada conquista.

Claro que o que mais aparece aos olhos da população é o trabalho nas escolas, onde nossas diretoras, vices e assessoras trabalham visando o bem estar e a plena aprendizagem da maior riqueza da nossa administração: nossas crianças. São nas escolas onde os avanços educacionais são vistos, eventos realizados, comida de qualidade é servida, e tudo isso às custas de trabalho de professores, merendeiras, serventes, secretários de escola, inspetores e nutricionista. A quem agradeço a oportunidade de ter trabalhado com cada uma dessas células, fundamentais à homeostase da Educação Ipuanense, e que por motivo de fatalmente esquecer algum nome, deixo de citá-los para não ser injusto.

Agradeço a cada professor, eternos colegas de trabalho, pelo empenho com que se dedicaram aos filhos que não eram seus, mas que mereceram por parte deles, atenção tão grande como se os fossem. Àqueles que dedicaram suas vidas a estes seres humanos, às vezes invisíveis aos olhos da maioria, e que durante 200 dias por ano conviveram em suas vidas como se fizessem parte delas há anos, eu agradeço profundamente dizendo que nem se tivessem feito por mim eu ficaria tão agradecido.

Outra engrenagem muito importante é a sede do Departamento de Educação, onde há exatos 3 anos e 3 meses atrás eu era recebido, com certa desconfiança acredito, por funcionários que hoje não imagino como teria sido sem eles. Silvana e Nére (meus dois braços direitos naquele começo), a Priscila, amiga de infância (infância dela, eu já era grandinho) outro braço direito que somou a este time mais recentemente, a Nina (a doçura em forma de gente) e o sempre disposto Marinaldo. Pessoas competentes que exercem um trabalho fundamental e que infelizmente nem sempre é reconhecido com o valor que merece, talvez por ser trabalho burocrático, mas que sem ele a Educação em Ipuã não funcionaria.

E numa metáfora com a interdisciplinariedade, tão propagada nas escolas de pedagogia, agradecer aos Departamentos de Esporte, Infraestrutura, Saúde e Cidadania, como excelentes parceiros nestes anos de luta por uma cidade melhor.

Deixo o Departamento de Educação com uma estranha sensação de dever cumprido, com aquele gostinho de quem alcançou tudo o que podia e agora, para não acomodar, passa o bastão para alguém com "sangue novo" dar a sua parcela de contribuição em benefício da Educação em Ipuã. Fato que com a equipe já montada será menos trabalhoso do que fora para mim no início, pois como bem disse certa vez o Técnico Parreira "Montar um time é fácil; já uma equipe, às vezes leva-se uma vida toda". Nós temos uma equipe.

Deixo, por fim, para falar de Itamar Romualdo, essa pessoa maravilhosa que apesar dos laços de parentesco óbvios que nos une, pude conhecer melhor ao longo desses anos; anos aliás, de muitas divergências e muitas convergências também, ambas sempre com o mesmo objetivo. O prazer que foi para mim poder trabalhar com ele e aprender importantes lições de cidadania, humanidade, humildade e caráter não tem como ser retribuído. A confiança depositada em mim, para que ocupasse aquele que sem modéstia afirmo ser o cargo mais importante de uma Administração e a oportunidade de poder fazer algo, principalmente pelos mais necessitados, que não teriam a mesma oportunidade que têm não fosse o nosso sacrifício, são experiências que ninguém poderá jamais tirar de mim e por isso sou tão grato.

Trabalhar com Itamar Romualdo mais que uma alegria e um prazer, foi para mim, uma HONRA. Chego inclusive a me questionar se fui merecedor de tamanha honraria. Tentei retribuir e continuarei, mesmo após deixar seu Governo, com a minha eterna fidelidade. Fidelidade aliás, que não tenho vergonha em dizer ser uma "fidelidade canina"; por ele eu mato e morro, até se errado ele estiver.

Agradeço por fim à população Ipuanense, pais de alunos e alunos que em mim depositaram respeito e confiança, sendo uma peça fundamental nessa engrenagem que tão bem conduz o destino da Educação Ipuanense.

Pela primeira vez em muitos anos me arrisco como agora. Sem saber que rumo tomar, tampouco qual caminho a seguir. Justo eu, que sempre soube perfeitamente cada passo a dar nessa estrada da vida, que sempre soube onde meus pés me levariam, me encontro agora numa encruzilhada, cujo destino é incerto. E querem saber? Não estou dando a mínima...

PS: Nos próximos textos, vou me dedicar a relatar um pouco da minha experiência de 3 anos a frente do Departamento de Educação e Cultura, talvez interesse a alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário