quarta-feira, 14 de março de 2018

Em qual "gaveta" coloco Anavitória?

Para certas coisas na vida o Blogueiro é metódico.

Nas verdade, para muitas coisas.

Quase tudo, vai...

O campo mais fecundo para exercer minha "metodicisse" é no pen drive do som do meu carro.

Se duvida, confira a foto abaixo e depois continue lendo esse texto.


Tenho uma ligeira necessidade de catalogar as coisas, dividindo-as e subdividindo-as (sem rotular, jamais!!!) em categorias para facilitar quando as procurar.

Com música não é diferente.

Mas o cenário atual causa alguns problemas à "Metódicos Categorizantes" como eu.

Problemas do tipo: Luan Santana é Sertanejo Universitário? "Eu vou te buscar" de Gusttavo Lima serial qual gênero musical? Se uma dupla sertaneja Universitária regrava uma música raiz, em qual pasta devo colocar?

E a maior dúvida de todas, ainda que não seja nenhum dos 835 arquivos do referido pen drive: Que raio de estilo canta Pablo Vittar?

Recentemente conheci melhor uma dupla chamada Anavitória e foi daqueles casos de amor a primeira vista.

Letra, melodia, voz,... tudo para fazer da dupla Tocantinense o sucesso que já dura algum tempo (pois após pesquisar, descobri que descobri tarde as garotas) e, espero, dure muito mais e com a mesma qualidade.

A primeira vez que vi as garotas foi no clipe de "Evidências" do álbum "Elas em Evidência" de Chitãozinho e Xororó, onde a dupla coração do Brasil canta todas as faixas com artistas femininas.

Como a maioria das cantoras do DVD são do universo sertanejo, capitaneadas por Marília Mendonça, Maiara e Maraísa, Simone e Simaria, além de outras, de igual talento e que ainda buscam o mesmo espaço no machista universo sertanejo, imaginei que se tratava de uma dupla sertaneja com uma pegada mais pop. Algo que Victor e Léo fez e faz, um estilo mais intimista próximo à MPB.

Mas minha ignorância não me permitiu enxergar o óbvio: não é uma dupla sertaneja.

O golpe final veio na aula de violão segunda passada, ao pedir para aprender a música "Fica", que elas cantam com Matheus e Kauan (dupla sertaneja), ouço do professor: "Não é porque é dupla que canta sertanejo".

De fato... Sá & Guarabira é dupla (e das melhores) e não cantam sertanejo. Kleiton e Kledir também, embora façam música regional gaúcha, mas sertanejos não são. De Jane e Herondi a Simon & Garfunkel, e a lista é longa e retifica meu lapso momentâneo.

A questão agora é: em qual pasta coloco Anavitória?

Posso colocar na pasta MPB ou criar uma nova, chamada, sei lá, "Pop".

Ou nome mais genérico, tipo "Miscelânia" e ali jogar tudo o que eu não conseguisse classificar.

Não sei se minha "metodicisse" permitira tamanho despreendimento.

Vai ficar na MPB por enquanto, até ter ideia melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário