sexta-feira, 23 de março de 2018

Como manda a cartilha [Há 10 anos].

Política municipal sempre esteve presente no Blog.

A defesa da Administração ao qual eu fazia parte, evidentemente que também.

Por isso não perdi a oportunidade de, em ano eleitoral, fazer apologia à Administração 2005 - 2008

De maneira laudatória, desfiei nesse texto um rosário de obras e serviços realizados nos últimos 3 anos e 3 meses de Governo.

A parte final do texto fazia referência à cobranças de que uma praça havia sido esquecida. Estranhamente ninguém NUNCA mais cobrou a revitalização da tal praça. Sobretudo nesses últimos 6 anos.

Segue o texto.


Como manda a cartilha


Se existir (ou existisse) um manual de boa administração pública, ele deve prescrever que após uma Administração cuidar do essencial de uma Cidade/Estado/País (coisas como Educação, Saúde, Infraestrutura, etc...), o governante deve se preocupar em cuidar da estética da Cidade/Estado/País.

Pois bem.

Parece que é o que se faz aqui na nossa Ipuã. Que não segue cartilha, a edita.

Depois de "colocar a casa em ordem", sanando finanças, pagando dívidas (inclusive salários atrasados de 2004, lembram?) e realizando uma política de recuperação fiscal; depois de ampliar escolas, construir ginásios poliesportivos, instalar salas de informática em 3 escolas, adquirir materiais didáticos e realizar cursos de capacitação para professores, além de, em 3 anos, elevar o valor da hora/aula do professor de R$ 4,00 para R$ 7,00 (reajuste de 75%); depois adquirir e distribuir remédios como nunca antes fora feito, contratar médicos, por em funcionamento o PAS do Alto da Cidade e abrir duas unidades de PSF (Programa Saúde da Família); depois de construir 111 casas (54 já entregues) e iniciar a construção de mais 30 na Capelinha, iniciar a construção da sede da Prefeitura e de um Centro de Formação de Professores, asfaltar ruas e avenidas (Bairros Bela Vista e parte do Paraíso); depois de renovar praticamente 80% da frota de veículos, adquirir 3 ambulâncias (com mais uma prevista para chegar); depois de dar reajuste salarial aos funcionários públicos (o que não acontecia desde 1996). Depois disso tudo e muito mais que não me ocorre no momento, é chegada a hora de embelezar a cidade.

Já foi reconstruída a Praça no Bairro da Capelinha, já iluminou a Praça Matriz e reformou o paisagismo dela com novas e belas plantas nos canteiros antes tomados por espinheiros e pingos de ouro. Agora, a atual Administração se prepara para a segunda etapa da Praça Matriz (troca do piso e construção de quiosques) e já encontra-se em avançado estado, a substituição das plantas nos canteiros centrais das avenidas da cidade, tirando os pingos de ouro e pinheirinhos, substituindo-os por nova e bela jardinagem.

E como somente agora, a população pode, pelo menos sonhar em ter praças mais belas (sonho, há muito abandonado), muitos têm sido os pedidos para que outras praças entrem na lista de reforma e paisagismo: Praça Santana (rodoviária), Praça Ana Gotardo (Santa Cruz) e Praça Pedro Martins do Vale, que dizem, será a próxima após a Matriz.

O simples fato de ver praças sendo remodeladas, serviu para despertar o interesse de moradores em reivindicar melhorias em outras praças também, afinal, agora se acredita que o poder público faz. Antes era um sonho impossível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário