quinta-feira, 8 de março de 2018

Top 5: Músicas para o Dia das Mulheres.

Antes do Top 5 os avisos de sempre do Blog em todo dia 8 de março:

* Dia da Mulher é todo dia. E hoje é o dia para lembrarmos disso.

* Idiota do homem que não seja feminista. Feminismo não é o contrário de Machismo.

* O que seria de nós sem elas. Eu, pelo menos, não seria nada. Ou no máximo seria pouca coisa.


Pré Classificação: "Velha e louca" (Mallu Magalhães).

Tudo bem é Top 5 e não Top 6 eu sei, mas como deixar a Mallu de fora?

A cantora que rompeu todos e quaisquer rótulos para seguir no amor e na carreira?

Nessa canção ela nos apresenta sua visão sobre a mulher que entra na fase madura sem que isso signifique tristeza, deprê ou crise de identidade.

Até porque bem resolvida, Mallu sempre foi.

Linda e talentosa é o detalhe que me permito citar, já me desculpando por algum entendimento que antevejo das feministas mais ortodoxas.

Seja como for, Mallu Magalhães mostra nessa música que não dá a mínima à opinião alheia sobre sua vida pessoal, e ocupa nossa Pré Classificação da lista, mas poderia estar em qualquer outra posição.




5º Lugar: "Todas as mulheres do mundo" (Rita Lee).

A eterna Rainha do Rock tem moral suficiente para cantar a letra polêmica que inclui uma legião de mulheres marginalizadas, degredadas e excluídas da sociedade. Nessa música que ainda lembra de Leila Diniz, que décadas atrás chocou o país ao sair de biquíni grávida, na praia.

Tempos de intolerância? Não diferente dos atuais.

E nesse Rock libertário, Rita Lee entra em nosso 5º lugar da nossa lista cantando que "Toda mulher quer ser amada, quer ser feliz" alguém é contra?




4º Lugar: "Mulheres de Atenas" (Chico Buarque)

Clássico do cancioneiro Buarquiano, essa letra critica a passividade da mulher em uma das mais belas sociedades que a humanidade conheceu: a sociedade Ateniense.

Música usada e abusada em escolas do país todo, retrata a mulher na Grécia Antiga e nos serve para perceber as conquistas dos dias atuais, sem que isso sirva de comodismo para buscar novos avanços.

Mirando no exemplo das mulheres de hoje, essa música entra em nossa lista na 4ª colocação.




3º Lugar: "Mulher nova bonita e carinhosa" (Zé Ramalho)

Por favor meninas não se apeguem ao possível preconceito do título, exaltando belas novinhas como as únicas passíveis de conquistar os homens.

A música é muito mais que isso!

Retrata a importância da mulher em vários momentos da História do Brasil e do Mundo.

As referências são inúmeras, provas incontestáveis do poder feminino dentro da História, mesmo que muitas vezes ocultada.

Nos fazendo gemer sem sentir dor, essa música entra na lista na 3ª colocação.




2º lugar: "Girls Just Want To Have Fun" (Cyndi Lauper).


Muito antes de falar em empoderamento feminino, Cindy Lauper gritava aos 4 cantos nos anos 80 que "Garotas querem apenas se divertir".

Foi-se o tempo que a diversão era exclusiva do homem e que apenas ele poderia buscá-la. Nessa letra, Cindy mostra a mulher que livra-se das algemas sociais que impedem as mulheres de buscar a felicidade.

E foi se divertindo que essa música entrou na 2ª colocação de nossa lista.




1º Lugar: "Mulher Brasileira" (Benito di Paula).

Hino, Ode, Poesia, Declaração, Exaltação,... chame como quiser. Verdade é que em "Mulher Brasileira", Benito di Paula conseguiu capturar a essência da mulher brasileira.

O ritmo não poderia ser outro que não o brasileiríssimo samba, para exaltar o maior patrimônio nacional: mulher brasileira.




Que a melhor mensagem de cada uma dessas músicas, e de tantas outras que as homenageiam e ficaram de fora dessa lista , se junte para expressar nosso sentimento por vocês.

Parabéns pelo seu dia muierada!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário