segunda-feira, 9 de junho de 2014

Terceirização das linhas de transporte universitário

O crédito da informação é da página "Novas Ideias para Ipuã", que divulgou a filmagem de parte da sessão da Câmara da última segunda feira. Clique aqui.

Foi enviado à Câmara municipal um projeto de lei "despretensioso", incluído entre outras suplementações de verba, destinado à "despesas com prestadores de serviços de transporte" no valor de R$330.000,00.

Farejando o cheiro de queimado, 2 vereadores levaram o pé no freio nas intenções da administração municipal.

O corpo do projeto não explicava a finalidade de tal subvenção.

A explicação veio ainda na sessão: o interesse da administração municipal em terceirizar algumas linhas de transporte universitário.

Então para que tal subvenção?

Imagino que a Prefeitura ao terceirizar suas linhas arcaria com parte dos custos, ficando o restante rateado entre os estudantes de cada linha.

Curioso como a vergonha do projeto aparece nas entrelinhas: porque enviar sorrateiramente um projeto à Câmara mascarado entre as várias suplementações de verba votadas na mesma sessão?

Ainda que seja um direito que assiste à atual administração municipal, esta terceirização suscita inúmeros questionamentos:

01. O valor subvencionado significa qual porcentagem dos gastos totais das linhas?

02. Quanto os estudantes pagariam de taxa?

03. Cada linha teria um valor? Assim sendo, haveria linha que receberia maior subvenção que outra (por ser mais onerosa) para que todas pagassem o mesmo valor?

04. Como ficam os motoristas efetivos do municípios ao perder suas linhas? Há outros serviços - equivalentes em salários - para todos eles?

05. Os veículos serão realocados para outras funções ou ficarão à disposição no pátio sujeitos à viagens esporádicas?

E o que mais me preocupa:

06. O que impede que esta subvenção nos anos seguintes seja menor ou mesmo inexistente? Ficando assim os alunos responsáveis por pagar os valores - inviáveis - integralmente.

07. Divulgar o valor a ser subvencionado antes de fazer a licitação para contratação da empresa terceirizada não prejudica a licitação?

O projeto será votado hoje, em uma sessão extraordinária, portanto não transmitida pela rádio, presenciada apenas pelos poucos cidadãos que se animam em presenciar in loco a sessão na Câmara.

Talvez seja uma boa oportunidade para os estudantes de Ipuã lotarem o plenário da Câmara Municipal para ouvir os argumentos contrários e favoráveis de tão polêmica medida. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

950.

Blog rumo à 1000ª postagem!

6 comentários:

  1. Orandes, tal fato já aconteceu em 2000, inclusive eu era junto com o Renato Cruz, presidente da comissão de estudantes. No final, irá acontecer a mesma coisa e o valor recairá sobre o estudante, com a alegação de que foi uma orientação do tribunal de contas.
    Uma pena que ainda hoje, esse tipo de coisa seja arquitetada para acontecer em semana de provas na faculdade. Quem poderia estar presente para representar os estudantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu viajava em 2000 e não me recordo deste fato.
      Penso que deve ter sido apenas uma possibilidade.
      Agora é real, a Câmara está votando neste momento (19:06h) um projeto de lei que autoriza a Prefeitura a subsidiar empresa de transporte ou seja, a Prefeitura vai arcar com uma parte e os alunos com outra.

      Excluir
  2. até hoje vc está chorando amarelão acorda p vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje choro pelo (des)governo que assisto em minha cidade. Coisa nunca antes vista.

      Excluir
  3. Amarelao, kkkkkk, pelo jeito o pessoal le o seu blog e ficaram incomodados fio, kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, essa gente ainda não sabe o que é ser incomodada por mim.
      Ainda...

      Excluir