quinta-feira, 26 de junho de 2014

Saudade do futebol da Seleção.

Copa do Mundo FIFA na Espanha, 1982.

Havia um Paolo Rossi no meio do caminho.

Saído do cárcere italiano onde cumpria pena por crime manipulação de resultados de jogos para favorecer grupos de apostadores daquele país, para eliminar aquela que, se fosse campeã, seria a melhor seleção brasileira de todos os tempos.

3 x 2, com 3 gols do atacante italiano.

Segundo palavras do imortal Dr Sócrates: "Ainda bem que perdemos aquela Copa, senão começaríamos a ficar arrogantes. Aquela derrota nos pôs os pés no chão".

Rasgo de modéstia de quem ao lado de Zico, Falcão e Júnior comandou a última seleção a encantar nosso país com seu futebol.

Mas não foi apenas Paolo Rossi a estragar nossa festa.

Toninho Cerezo, que até hoje sofre aquela falha individual que resultou em um dos gols italiano.

E Telê Santana, apesar de reverenciado por todos, não percebeu que deveria sacar Cerezo, emocionalmente destruído após a falha, e também não soube recuar o time quando o jogo estava empatado, pois apenas o empate bastaria para passarmos para a próxima fase.

Mas melhor que ficar lambendo as feridas é visualizar lances daquela seleção como no vídeo abaixo.

Trilha sonora do lateral Júnior, com lances de tirar o fôlego. Não à toa foi este futebol que influenciou Pepe Guardiola a fazer no Barcelona jogo semelhante, adotado mais tarde e por extensão, pela seleção espanhola.

Destaque para a falta batida por Zico, o gol do Sócrates passando a bola espremida entre goleiro e a trave e claro, o último gol do vídeo, do atacante Éder.

Coisa pra ver e rever milhões de vezes.


 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

969.

Blog rumo à 1000ª postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário