domingo, 1 de dezembro de 2013

Nos palanques da vida.

No último "Palanques" de 2013, algumas sugestões para que nossa classe política, caso entendam que alguma delas seja exequível, adote em relação à política pública para a cultura em especial em relação à nossa Biblioteca municipal há muito tempo abandonada.

01. Acervo de Livros.

* Aquisição de livros da lista dos grandes vestibulares do Estado de São Paulo. Mais de 1 título de cada para evitar grandes esperas por parte dos vestibulandos.

* Aquisição de títulos recém lançados no mercado e de grande procura por parte dos leitores em geral. Trata-se de livros de grande procura e cujo elevado valor para a maioria da população impede que sejam comprados.

* Aquisição dos clássicos da literatura. Muitos destes clássicos contam com exemplares na biblioteca atualmente, entretanto seu estado de deterioração prejudica a leitura.

* Aquisição de enciclopédias em livros e CD Room.

02. Espaço físico.

* Transferência para outro lugar, que seja espaço próprio e não sala emprestada.

* Instalação de computadores com internet para pesquisa dos leitores.

* Amplo espaço com mesas e cadeiras para leitura no local e/ou pesquisas de estudantes em livros que não podem ser retirados da Biblioteca (como volumes de enciclopédias por exemplo).

* Nova catalogação dos livros, seguindo normas padrão de bibliotecas universitárias e a instalação de novas prateleiras.

03.Experiências.

* Criação de clube do livro: Grupos de pessoas que leiam o mesmo livro e se reúnam na Biblioteca em horários alternativos para discutir a leitura, trocar experiências sobre o impacto do livro em suas vidas, etc...

* Livro para a 3ª idade: Incentivar a leitura no clube da 3ª idade, inclusive com títulos apropriados para este público.

* Livro em casa: Contratação de estagiários (poderiam ser alunos do ensino médio) para entregar e buscar, de bicicleta, ou livros nas casas de leitores previamente cadastrados no projeto (mediante escolha de critério: idosos, deficientes, profissionais atarefados,...).


Talvez em 2014 esta seja a tônica deste espaço: críticas e sugestões.

Até o ano que vem.

A série "Nos palanques da vida" entra em recesso parlamentar, voltando em Fevereiro. Caso sejam aceitos, pelo STF, os meus embargos infringentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário