Quando assumimos a Administração Municipal
em 2005 começamos, gradativamente, alterar a estrutura de transporte
universitário que a administração anterior utilizava-se.
Adquirimos novos veículos, de cara 1 ônibus
e 1 micro ônibus, criamos uma ou outra linha e adotamos o sistema de
carteirinhas, uma ideia que não sei porque nunca havia sido pensada antes, que
além de organizar os alunos, contribuía em muito para o recebimento das
mensalidades.
E no ano de 2007, após "descobrir"
que a cobrança da mensalidade do transporte não possuía base legal, criamos a
lei que instituía a cobrança pelo transporte universitário e optamos por
reduzir o preço em mais da metade.
Naquele ano, o valor cobrado, independentemente
da cidade para onde o aluno viajava, era superior a R$60,00. Salvo engano, algo
em torno de R$67,00.
Foi então que, em reunião com o Prefeito,
tive a ideia de, já que vamos instituir uma Lei criando a cobrança, podemos
reajustar o preço para baixo sem ferir qualquer legislação tributária, afinal
oficialmente a cobrança começava daquele momento em diante.
Fixamos em R$30,00 a cobrança para todas as
linhas.
Contra a minha vontade, pois eu gostaria que
fossem cobrados valores diferentes para linhas diferentes.
Não achava justo que um ônibus lotado de
estudantes pagasse o mesmo valor que uma Kombi com 7 alunos para Ribeirão
Preto, por exemplo.
Cada linha tem um custo, e deveria haver uma
diferenciação na cobrança.
Argumentei com o Prefeito mas no final prevaleceu
(e não tinha como ser diferente) a vontade dele, de instituir um valor
(simbólico, convenhamos) para todas as linhas.
Valor este que dura até os dias atuais.
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