segunda-feira, 29 de abril de 2013

De noite eu rondo a cidade...

Faleceu ontem (28/04) o cantor Paulo Vanzolini.

O Blogueiro, desligado nestes dias, soube apenas agora.

Das músicas nostálgicas, que retrata a São Paulo boêmia da metade do século passado, "Ronda" é a que eu mais gosto.

Durante muito tempo, foi a 2ª música que tocava sempre que pegava no velho violão que até hoje me acompanha.

A 1ª música era, e continuará sendo para sempre, "Castigo".

Mas não confundam alhos com bugalhos: apenas "Ronda" é do Vanzolini.

Mais tarde, bem recentemente, por meio da obra do Toquinho, redescobri Paulo Vanzolini.

Foram parceiros em várias composições, a mais famosa "Boca da noite".

Foi Toquinho quem "me contou" que Vanzolini era, além de compositor, o que eu já sabia, médico e zoólogo. O que eu não sabia.

Como não sabia que fez muito mais: Foi um dos idealizadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que todo estudante universitário brasileiro conhece; e Doutor em Zoologia pela Universidade de Harvard, que todo estudante de qualquer modalidade de ensino no mundo conhece.

Entre otras cositas mas no campo do conhecimento científico.

Uma pena que para, xucros como eu, descobrirmos coisas assim sobre nossos artistas, estes tenham que morrer.

Pena maior é ver que tanta gente boa cai no ostracismo e só volta à tona após o último suspiro.

Mas como diz a letra de uma de suas canções:

Um homem de moral não fica no chão
Nem quer que mulher
Venha lhe dar a mão
Reconhece a queda e não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima

Nenhum comentário:

Postar um comentário