domingo, 11 de dezembro de 2011

Nos palanques da vida.

Nesse último "Palanques" do ano, uma história curiosa.
Eu estava no Departamento de Educação quando fui informado sobre um projeto de exposição de filmes nas escolas, promovido por um grupo itinerante e patrocinado por uma grande empresa multinacional do ramo de herbicidas e OGM com filial em nossa cidade.
A ideia era boa: Um grupo rodava o país levando sessões de cinema nas escolas em cidades onde a tal empresa tivesse filiais.
Além do filme, distribuiam pipoca e brindes com o logotipo da empresa entre os alunos expectadores.
Na época eu já não via com bons olhos a política da tal empresa, já era contrário aos OGM's, por isso relutei um pouco em aceitar.
Fui demovido da ideia por ordens superiores, pedindo que eu deixasse de lado a minha ideologia e mostrasse alguma diplomacia, pois seria indelicado e desrespeitoso ser a única cidade a não aceitar o "brinde" apenas por capricho do Diretor do Departamento.
Confesso que fosse hoje, conhecendo melhor essa empresa e após o malfadado episódio envolvendo a mesma e a arrecadação de tributos ao município, preferiria a demissão a aceitar migalhas desta empresa.
Pelo sim pelo não, as sessões ocorreram normalmente na Escola Monir Neder. Que fora escolhida por mim por uma simples razão: É uma escola de bairro periférico, de população majoritariamente de média e baixa renda e portanto, seus alunos tinham menos acesso à cultura.
E como sempre achei que todos tem o direito do acesso à cultura, indistintamente de cor, raça, religião, gênero ou classe social, optei em levar para lá as sessões de cinema.
Mesmo que os filmes tenham sido horrorosos.
Mesmo que tenha sido patrocinado por uma empresa que anos depois utilizaria da cruel legislação tributária brasileira para não arrecadar impostos em nossa cidade, mas em Uberlândia, prejudicando assim o erário municipal.
Mesmo sendo de uma empresa que ainda vai destruir o mundo com seus herbicidas e seus trangênicos.

PS: Esta série a série entra em recesso parlamentar. Voltando suas atividades em fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário