sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Do que eu não gosto no natal

Não é segredo pra ninguém que me conhece, que eu não sou muito chegado em Natal.
Antes que comecem a me chamar de "Grinch", registra-se que eu não disse que odeio, longe disso, eu apenas não sou muito entusiasmado com a efeméride natalina.
Nenhum trauma de infância, nenhuma desilusão recente, nenhum motivo religioso, nada justifica a não ser, o espírito anti social mesmo.
Mas como a mídia não pensa da mesma maneira que eu, o mês de dezembro é recheado de referências natalinas.
Só para justificar minha quase aversão, aqui vai uma lista de coisas que me irrita no Natal:

- Amigo secreto: Não só o tradicional, mas todas as suas variações (amigo da onça, inimigo secreto, etc...).
Amigo secreto é uma afronta às estatísticas. Todo mundo reclama que deu presente melhor que o que recebeu? como pode isso??? alguém deve ter recebido um presente melhor que o que fora dado, é impossível não acontecer. Mas todo mundo jura que não.
Sem falar que um presente pode dizer muito sobre o que você pensa daquela pessoa e o quanto ela significa pra você. E nada tem a ver com o valor do presente.

- Propagandas de natal: cada vez mais vejo uma falta de criatividade nos comerciais natalinos.
Até a Coca tá ficando chata com isso. É sempre a mesma coisa: ou o papai noel bochechudo, ou aqueles ursos polares contemplando a aurora boeral.
Como chato é aquele caminhão da empresa que sai pelas cidades durante o mês dezembro distribuindo "alegria".

- Filmes de Natal: Com tantas boas opções de clássicos do cinema, a Globo insiste em filmes horrosos.
Assim como a programação de Natal da emissora, ou alguém duvida que vai ter o Natal da Turma do Didi, do Zorra Total, etc...?

- "Cartões" de natal: Não recebo cartão de natal há anos. No máximo, recebo meia dúzia de e-mails e ainda assim, muitos deles enviados para todas as pessoas que o remetente tinha na lista de e-mail.
Aqui em Ipuã, é tradição alguns políticos da cidade imprimir suas mensagens natalinas e distribuir de casa em casa ou mesmo publicar no jornal local.
Nunca fiz isso quando era político por achar que "força a barra".
Mostrar o que fez ao longo do ano é preferível à votos de felicidade e mensagens pregando o espírito de congraçamento.

- Comidas natalinas: Que raio é o tender? o que é Chester?
Ouvi dizer que chester é um frango geneticamente modificado. Meu Deus!!! Trangênico natalino não dá!
E por que eu só encontro cereja no supermercado nessa época do ano? Eu quero comer cereja nos outros meses.

- Simone cantando "Então é natal", a versão da música "Merry Christmas", do John Lennon.*

* Atualizado dia 24/12 (havia esquecido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário