terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Já falei sobre isso, mas...

Sei que já falei diversas vezes sobre isso, mas não custa repetir.
Até porque, cada vez mais, encontro pessoas que concordam comigo. Ipuanenses e não ipuanenses, inclusive.
O antigo nome de Ipuã é, sem dúvida, muito mais poético que o atual.
Santana dos Olhos D'água, gentílico: Santanense.
Aproveitando a onda dos plebiscitos, proponho um para a população da cidade optar entre quais dos nomes a cidade deveria adotar.
Eu faria campanha pelo nome "Santana".
Não seria uma eleição fácil, acredito que uma improvável vitória, só viria com com apertada margem de votos de diferença.
Os adversários seriam poderosos: a juventude (que certamente acharia o nome brega) e boa parte dos religiosos não católicos.
E o que mudaria na cidade ter o nome alterado? me pergunta um atento blogonauta.
No que eu respondo: Nada.
Nem numerólogos contatei para saber se o novo nome traia consigo fluidos positivos, tampouco astrólogos para saber se o novo batismo teria a conspiração favorável dos astros.
Sei que a mudança traria complicações burocráticas: alteração de todas as placas dos veículos da cidade, mudanças em cartório, correio, agências bancárias, etc...
Até o letreiro da cidade seria substituído.
"Sejam Bem Vindos à Santana dos Olhos Dágua".
Por sinal, um nome tão imponente que exige o uso da crase, o que não acontece na atual nomenclatura.
Arrependo de não ter proposto o plebiscito quando fui vereador.
Quem sabe eu não possa me redimir quando for eleito Senador pelo glorioso Estado da Mogiana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário