quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Começaria hoje a Expuã 2018.

Provavelmente, hoje seria a data que, não fosse a greve dos caminhoneiros, começaria a Expuã 2018.

Aproveitando assim a quinta feira, véspera de feriado e encerrando no sábado, deixando o domingo para descanso, como foi feito nos últimos anos.

Uma festa que já tinha até Presidente, que anunciou sua confirmação mas que deixou para o Prefeito o anúncio de seu cancelamento.

E assim, pela primeira vez nesse século, as tradicionais Feira da Bondade e Expuã não serão realizadas. E pela segunda vez nesse século, o mais tradicional ainda, Rodeio de Touros, também não (já não havia sido realizado em 2015).

Para você que sempre disse que "para trazer cantores ruins, melhor nem fazer a festa", parabéns, seu desejo foi atendido.

E para você que a chamava de "Quermesse", vale lembrar que pelo menos a "Quermesse" era realizada todos os anos.

Uma perda significativa para a população ipuanense com poucas opções de lazer e uma perda maior ainda parta as entidades, que contavam com essa importante fonte de receita que é o aspecto assistencial da Expuã/Feira da Bondade/Rodeio.

A Administração Municipal tem todo o direito de escolher suas despesas e cortar aquilo que entende ser conveniente, mas melhor não teria sido realizar apenas a Feira da Bondade como sugeriu a Rede Sustentabilidade de Ipuã?

Uma Festa modesta, sem camarote, sem Rodeio, sem  mega estrutura. Apenas as barracas das entidades e shows com artistas locais (que os temos em grande quantidade e qualidade). Ganharia a população com uma opção de lazer, a Prefeitura que não deixaria de registrar a data mais aguardada pelo ipuanense e principalmente, as entidades que teriam um bom lucro com um festa nesses moldes.

Talvez a arrogância por não aceitar realizar uma Festa modesta tenha falado mais alto que a sensatez de se realizar uma festa simples, voltada para a filantropia.

Está tudo praticamente certo para a realização de uma Feira do Livro esse ano em nossa cidade e que será aproveitada a oportunidade para que as entidades possam montar suas barraquinhas.

Aplaudo a iniciativa de uma Feira do Livro em nossa cidade, mas uma vez se concretizando seu caráter assistencial, penso que seria misturar alhos com bugalhos, fazendo de um evento específico, uma Feira da Bondade "disfarçada".
E pior, abrindo um precedente que dificultaria uma Administração futura, mudar seu formato.

Melhor seria ter feito a Feira da Bondade original em moldes mais modestos.

Quanto a Feira do Livro em sim, em se concretizando sua realização, tecerei comentários mais específicos sobre o que eu penso de um evento dessa natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário