terça-feira, 11 de setembro de 2018

A morte do meu orkut [Há 10 anos]

Você já ouviu falar em Orkut?

Muitos joves devem conhecer apenas de nome.

Trata-se do Pai do Feicebuqui, Avô do Instagram.

10 anos atrás eu brincava dizendo que iria "assassinar" o meu perfil no Orkut (chamado de "site de relacionamentos", termo substituído que viria a ser substituído por "redes sociais" anos mais tarde). O que eu só faria anos mais tarde, substituindo-o pelo Feicebuqui.

Na época eu reclamava que o Orkut acabaria com o e-mail.

Mas imaginava que viria o Uatizápi.

E na época também esse site era usado para disseminar ódio e divulgar besteiras.

Ufa, ainda bem que não tem mais essa rede social.

O texto era esse há 10 anos:


A morte do meu orkut


Decidi matar meu orkut!

Abri uma página no mais famoso site de relacionamentos em fevereiro de 2005, portanto há mais de 3 anos!

Já tinha ouvido falar, e um dia um amigo resolveu me mostrar e me convidar a participar (na época só se participava por meio de convite). Confesso que gostei de imediato, pude participar de comunidades, conhecer pessoas com mesmos gostos, participar de discussões, reencontrar amigos há muito sem contato, etc...

Até que descambou...

O tempo passou, o site cresceu e hoje, existem comunidades de tudo quanto é porcaria, algumas inclusive vigiadas pela polícia, pois fazem apologia ao crime, à contravenção e "otras cositas mas" (nunca vi, mas me disseram que existia uma reunindo neonazistas). E é do conhecimento de todos que em dias de jogos, tem torcedores, perdão, bandidos, marcam confronto das organizadas pelo orkut!

Aí, não demorou e começou a bisbilhotice. Pode ter certeza que seu orkut é visitado pelo menos uma vez por dia por pessoa que você não conhece.

E é aí que quero chegar!!!

A culpa é minha! Ninguém está invadindo a minha privacidade, sou eu é quem estou evadindo-a. Afinal todas as informações do perfil fui eu quem disponibilizou. Como se fosse do interesse de alguém saber que meu prato preferido é comida mineira, que gosto de ouvir Belchior e meu livro de cabeceira é o "100 Anos de Solidão".

Vi uma entrevista da Preta Gil em que ela disse que para pegar o Paulinho Vilhena ela pesquisou seu orkut para saber estas coisas e "armar" sua estratégia! E a culpa não foi dela, foi ele quem deu as "dicas" no seu orkut!

E mais: O orkut assassinou o e-mail!!!!

Depois que comecei usá-lo, raramente enviei ou recebi aqueles e-mails singelos (e que a gente adora ler no meio da noite) para conhecidas queridas do tipo: "saudades", "lembrei de ti", "oi",... Quando elas fazem, é por orkut, e pior, algumas amigas (não questionemos seus motivos) não querem que outras pessoas vejam as mensagens, então mandam por depoimento, pedindo para não publicar!

Vamos voltar a mandar e-mails gente!!!

Olha só quantas finalidades estão dando a uma ferramenta, que nasceu, basicamente, para a integração entre as pessoas; aliás, nasceu baseada na teoria dos 6 graus de separação, e isso foi o que mais me interessou na época, a ponto de participar.

Então é isso, depois de ver muito lixo no orkut, de ser bisbilhotado, de ver sua intenção inicial esvair-se, decidi assassinar meu orkut! E só não o fiz porque existem pessoas lá, cujo único contato que tenho é por meio dele.

Vou mandar um "scrap" (já deve ter estar no Aurélio) para todos os meus contatos, anunciando minha decisão e deixando meu e-mail de contato. E o endereço deste blog.

Duvido que depois de fazer isso vou ter contato com a maioria.

É um risco que tenho que calcular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário