terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Top 5: Axé Anos 90.

Um dos últimos gêneros musicais originais nascidos no país, o Axé ganhou notoriedade no começo dos anos 90 animando carnavais Brasil afora.

Sucumbido no começo dos anos 2000, quando o Funk começou sua incursão no carnaval, invadindo como praga os Festejos de Momo no país.

E mais recentemente, o Funk resiste às investidas do Sertanejo, dito, Universitário, que também está em todos os lugares por mais que às vezes a combinação seja estranha. Algo parecido com uva passa nas festas de final de ano, mesmo não combinando, tem gente que insiste em colocá-las na comida.

Do Axé pouca coisa sobrou.

Os hits antigos e alguns remanescentes que de adaptaram ao novo mercado (Cláudia Leitte e Ivete não fazem mais Axé) e outros que ainda insistem em fazer Axé mesmo com pouco consumidor para o produto (como Ásia de Águia e outros).

Em tempo: A palavra "Axé" é uma variação da palavra do dialeto Iorubá, "Asé" e que significa "Força". Pronunciada quando se quer transmitir uma boa energia para alguém.

Nos meus carnavais dos anos 90, os Axés que mais marcaram minha vida foram:

05. Milla - Netinho 
Netinho já era sucesso no país quando estourou com um CD ao vivo que tocou em todos os carnavais do país.

O carro chefe desse álbum?

"Milla", que falava sobre 1001 noites de amor e de uma ilha do sol que todos da minha geração procuram até hoje.

Vendo a noite cair e estrelas passar, "Milla" ocupa o 5º lugar em nossa lista.



04. Beleza Rara - Banda Eva.
Dentre as músicas que marcaram o álbum, destaque para "Beleza rara", que a Banda continuou a tocar em seus shows mesmo após a sucessiva troca de vocalistas.

No vídeo abaixo, Emanuelle Araújo.

Sem poder deixar que o tempo leve essa música para longe de nós, ela entra em nossa lista na 4ª colocação.


03. Beija Flor - Timbalada.
Muitos artistas e músicas ficaram de fora, mas no fritar dos ovos, concluí que não poderia deixar de incluir esse clássico do cancioneiro de Axé Anos 90 em minha lista.

Não quis cometer um pecado a mais: o de excluir um dos mais tradicionais grupos de Axé da Bahia.

Muito antes do movimento ganhar o país, a Timbalada já promovia sua perpetuação com boa música e projeto social.

Esta música ficou na memória do pessoal da minha geração e no tic tic tac do meu coração, ocupa 3º lugar de nossa lista.



02. Ara Ketu é bom demais - Ara Ketu.
Ara Ketu é uma das bandas que mais sintetizam o movimento Axé nos anos 90.

O título da música nada tem de pretensioso, pois o Ara Ketu realmente é bom demais. No vídeo em questão, uma homenagem a uma artista que divide o palco com a Banda e acabou fora da nossa lista, infelizmente.

Mas a eterna Rainha do Axé Music Brasileiro há de me compreender. E desculpar.

Não dá pra esconder o que eu sinto por essa música, que entra em nossa lista na 2ª colocação.

Afinal o Ara Ketu já me fez dançar!


01. Alô Paixão - Banda Eva.
Um dos maiores discos de Axé dos anos 90 além de catapultar Ivete Sangalo ao estrelato, marcou com músicas que se tornaram eternas.

Seja por ter marcado uma época legal de nossas vidas, seja por se perpetuar ainda nos carnavais Brasil afora, "Alô Paixão" ocupa, com doce ilusão e um coração, o 1º lugar de nossa lista.



Hor Concours.
Baianidade Nagô - Banda Mel.

De longe a minha favorita. Por isso não entrou na lista das 5 melhores. Hor concours significa "fora de concurso".

Talvez por traduzir minha teoria, que ainda vou escrever sobre o assunto sobre, da "Tristeza do Carnaval", da efemeridade ilusória que os 5 dias de alegria provoca nos foliões que, ao término da fantasia descobrem marxianamente que tudo que é sólido se desmancha na terça feira ao entardecer.

Mas por hora, vou apenas exaltar esse hino ao Carnaval com o irresistível refrão: "Eu queria, que essa fantasia fosse eterna (...) E viver será só festejar".


Nenhum comentário:

Postar um comentário