sábado, 24 de fevereiro de 2018

Sobre o Oscar 2008... [Há 10 anos].

Eu já estava brigado com a Academia de Cinema Norteamericana em 2008.

Tudo por conta da sacanagem injustiça com o filme Central do Brasil em 1999. 

Mas somente naquele ano eu pude desabafar em público minha revolta.

Curiosidade: Continuo achando "Central do Brasil" não só o melhor filme da História do Cinema Brasileiro, como muito, mas muito melhor que "A vida é bela". 



Sobre o Oscar 2008...

Não assisto à entrega desde que "Central do Brasil" perdeu o Oscar de melhor filme estrangeiro, injustamente, para o "A vida é bela", que só faturou o prêmio por valer-se do sentimento de culpa norte americano em relação à sua entrada tardia na luta contra o holocausto nazista, mostrando-os como salvadores da pátria, ou melhor, do menininho do filme, salvo pelas tropas americanas.

Isso sem falar da suposta ingerência da Miramax (distribuidora do "A Vida é bela"), que fez um dos maiores lobbies da história de Hollywood, inclusive sabendo do resultado, vitorioso, indicando Sophia Loren para entregar o prêmio ao Bellini, ambos italianos e amicíssimos de longa data. Não me esqueço de seus gritinhos em sotaque italiano "Roberto, Roberto" anunciando a vitória do filme de seu conterrâneo.

Para mim, Central é muito mais filme, pois aborda a essência do povo brasileiro. Nunca nenhum outro filme retratou tão bem a alma de nosso povo. Pena que Hollywood discordou!

Hoje, que vençam os melhores. Ou os que fizerem mais lobby!


E uma história curtinha sobre o Oscar que eu adoro: Diz a lenda que em 1992, quando Jack Palace foi anunciar a vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante, ao abrir o envelope e ver que a vencedora seria Judy Davies, por "Maridos e esposas", ele ficou decepcionado, pois sua torcida era para sua amiga Marisa Tomei, de "Meu Primo Vinny"; tão decepcionado, que resolveu, por conta própria, reparar o "erro" da Academia, anunciando o nome de Marisa Tomei, que, sem nada a ver com isso, subiu ao palco para agradecer; enquanto Palace guardava no bolso, a prova do crime, o envelope com o nome da verdadeira ganhadora, para desespero dos poucos produtores do evento que sabiam o verdadeiro resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário