terça-feira, 10 de outubro de 2017

PSF [Há 10 anos]

Uma iniciativa com tudo para dar certo e que infelizmente 10 anos depois arrefeceu.

Não sei se o Governo Federal que foi pouco a pouco deixando de lado o Projeto, ou os Governos Municipais quem nem todos conseguiram entender a proposta e fazer a leitura de maneira eficaz sobre o Programa Saúde da Família.

Mas foi uma excelente ideia nascida no ano de 1994, no Governo Itamar Franco, que durante o 1º Governo Lulla teve amplo investimento e que hoje se chama "Estratégia de Saúde da Família" (ESF), haja visto não se tratar mais apenas de um Programa, infelizmente não é mais uma das vitrines do Ministério da Saúde.

Ipuã ainda conta com o ESF e até onde  sei, funciona muito bem.

Há 10 anos atrás, Itamar, o Romualdo não o Franco, Prefeito de Ipuã inaugurava seu 2º PSF.

Eram tempos diferentes, seja pelo destaque dado ao Programa, seja pelas inaugurações de iniciativas pioneiras na cidade. 

Bons tempos!



PSF

Inaugurado mais um Posto do PSF (Programa Saúde da Família) em Ipuã. Dessa vez, no Bairro Santa Cruz. O outro é na Capelinha.

Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal em oferecer às Prefeituras interessadas, um PSF que atenderá primordialmente em Bairros distantes do centro da cidade e portanto, mais distantes do atendimento médico.

O médico fará o trabalho volante em casas de famílias cadastradas em um dos vários programas de saúde (diabetes, hipertensão, hanseníase, etc...) prevenindo, tratando e orientando os pacientes quanto à utilização e controle de remédios, recomendações a hábitos saudáveis etc...

Além de levar saúde a quem não pode ir até ela, ou se desloca com dificuldade (enfermos debilitados, por exemplo), o PSF acabará por "desafogar" Postos de Saúde e Pronto Socorro municipais, resultando em maior comodidade também para os não cadastrados no Programa e que se utilizam do PS normalmente.

O PSF conta com médico, enfermeiras e agentes de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário