sábado, 28 de outubro de 2017

Entre Esquerda e Direita, eu fico com o Bom Senso.

A polarização Esquerda x Direita que o Brasil vive atualmente tem ficado muito chata.

E ignorante.

Parece que, boa parte dos brasileiros descobriram a Guerra Fria agora.

Ostentar seu viés ideológico e atacar o contrário é ato muito atual: nas décadas de 60 e 70.

Se você ainda não sabe, a Guerra Fria acabou, o Muro caiu, URSS hoje se chama Rússia e, acredite, tem (ou teve antes do Trump) boas relações com seu rival EUA.

A Comunista China ganha dinheiro vendendo para o mundo todo e do mundo todo comprando. O sonho de todo país Capitalista é vender para a China. E pensar que João Goulart foi considerado comunista porque estava em visita diplomática à China, coisa que todos chefes de Estado Brasileiro já fizeram.

Mas afinal, existe Esquerda e Direita? Uma e outra é exatamente como a outra e uma diz que são?

A ignorância no Brasil faz o seguinte:

Se você se diz de Esquerda:
* Quer o Brasil em um Regime como o da Venezuela.
* Defende programas sociais que incentivam a preguiça.
* Apoia depravação, atentado contra o pudor.
* Não conhece História.
* É arruaceiro, baderneiro.
* Apoia os Palestinos.
* É comunista.

Se você se diz de Direita:
* Apoia e defende a Ditadura Militar Brasileira.
* Prega intervenção militar.
* É homofóbico.
* Não aceita pobres subindo na pirâmide social (demofóbico).
* Apoia os Judeus. 
* É fascista.

Nesse maniqueísmo ignorante que toma conta da maioria das discussões políticas nas Redes Antissociais (como chamam as redes sociais o "comunista" Juca Kfouri), confesso que tenho uma crise de identidade.

Sempre me considerei de Esquerda, pelo menos esquerda moderada, Centro Esquerda pelo menos, pelo seguinte:
* Defendo a política de cotas Universitárias e em Concursos Públicos para Negros e Pardos.
* Sou favorável à descriminalização do aborto**.
* Defendo a adoção de Programas Públicos de transferência de renda.
* Apoio toda e qualquer iniciativa que inclua socialmente os excluídos do processo histórico.
* Sou contra o modelo empresarial de Educação.
* Sou crítico do Neoliberalismo, da Meritocracia, da Censura de Costumes, do Regime Militar Brasileiro, da exploração do homem.
* Sou contra a Homofobia, Demofobia e Preconceito Racial, Religioso, ...
* Sou favorável ao Estado Laico.

Mas sou criticado por conhecidos assumidamente de Esquerda, ainda que nunca tenha me furtado em defender as causas acima citadas, por que eu:
* Não apoio o Kit Anti Homofobia da maneira como foi proposto pelo MEC.
* Não achei correta aquela representação de Jesus Cristo na cruz na Parada do Orgulho LGBT.
* Achei horrorosa a apresentação do Queermuseu (ainda que seja contrário a sua censura, apenas não é o tipo de arte que eu gosto).
* Apoio a Lava Jato.
* Defendo que Lula seja julgado e punido com prisão.
* Não fiquei feliz com a doença do Presidente Michel Temer.
* Não acho que o que Lula fez de bom para o Brasil justifica os crimes que ele visivelmente cometeu (costumo comparar ao "Rouba mais faz" do Adhemar de Barros, apropriado pelo Maluf.
* Sou contrário aos Regimes como da Venezuela e Bolívia.
* Sou contrário às Ditaduras Históricas de Fidel Castro, Stálin e Mao Tsé.
* Vejo a Dilma como um engodo e seu Governo tem boa parcela de responsabilidade na crise que vivemos.
* Repudio o ato de protesto à exibição do filme sobre Olavo de Carvalho, na UFPE.
* Não acho que quem seja de Direita seja, necessariamente, Nazi-Fascista.
* Grito "Fora Temer", mas não grito "Volta Lulla"

E sou criticado por conhecidos assumidamente de Direita, ainda que tenha feito as críticas acima, por que eu:
* Defendo uma educação Libertadora, com discussões sobre Gênero, Raça, Religião.
* Venero Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira.
* Defendo a união civil homoafetiva.
* Fui contrário à censura imposta ao Queermuseu (ainda que não goste daquele tipo de arte).
* Vejo a Lava Jato um Leão contra uns e um Gatinho contra outros.
* Na minha opinião, Governo por Governo, Lula foi muito melhor que FHC.
* Quero ver Michel Temer, Aécio Neves, Renan Calheiros, julgados e presos.
* Não comemorei a morte da ex 1ª Dama, Marisa.
* Lamento que FHC teve tudo na mão para fazer o país avançar e optou pelo conservadorismo.
* A privatizações deveriam ter sido melhor investigadas à época.
* Sou contrário ao Estado Neoliberal.
* Repudio a Ditadura Militar Brasileira, e sempre digo em sala de aula que, se trouxe algum benefício econômico (o que é uma informação distorcida), nada justifica as atrocidades por ela cometidas.
* Concordo que o que foi feito com a Dilma foi um Golpe, dado por aliados dela, mas um Golpe.
* Repudio o ato de protesto a um evento sobre os 100 anos da Revolução Russa na UERJ.
* Não acho que quem seja de Esquerda seja, necessariamente, Comunista.
* Não grito "Volta Lulla", mas grito "Fora Temer".

Rejeitado pela Esquerda e pela Direita, vou parando a lista por aqui, sob o risco de piorar a minha crise de identidade.

Também não preciso de ninguém me definindo se sou de Esquerda ou Direita.

Eu sei o que eu sou, não quero saber o que você é e não preciso que você me diga o que eu sou.

Pois como bem disse meu filósofo contemporâneo favorito, Belchior (seria ele Esquerda ou Direita?): "Conheço o meu lugar".

**Atualizado às 21:15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário