segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Precisava de tanta polêmcia?

A notícia já está velha.

Mas por esses motivos sem explicação, passou despercebido de comentário do Blogueiro.

Justo o Blogueiro, cujo mestrado em Educação teve como linha de pesquisa "Avaliação".

Imperdoável!!!

Mas entre beber café requentado ou seguir adiante esperando o próximo café fresco, optei pelo primeiro.

Um exercício de uma prova de matemática na Espanha mobilizou até a Real Academia Espanhola (RAE) que debateu o assunto (aqui).

Curiosamente, por uma questão de interpretação do enunciado e não do cálculo matemático.

O X vermelho da Professora na questão também chamou a atenção e dividiu Educadores no mundo todo, inclusive sobre se deve ou não corrigir uma prova em vermelho e se deve ou não indicar o erro com X.

Mas vamos à questão:


Meu Espanhol é meio enferrujado mas o enunciado diz algo mais ou menos do tipo "Escreva com cifras (dígitos?) os seguintes números" ou "os números seguintes", que seja.

Na resposta considerada certa pela Professora, o(a) aluno(a) deveria representar com números cardinais, os números escritos na prova.

O problema se deu quando a criança interpretou que deveria escrever os "números seguintes" aos números escritos.

Ao invés de colocar 10 onde estava escrito Dez, ele(a) colocou o "número seguinte" ao Dez, no caso o nº 11.

Fez corretamente, segundo sua interpretação, em todos os números escritos na questão.

E errou, segundo a interpretação da Professora.

Meu comentário.

Obviamente a criança errou na sua interpretação.

Caso a professora quisesse que fosse escrito os números seguintes aos números apresentados, o enunciado seria algo do tipo: "Escreva em cifras os números seguintes aos números abaixo indicados".

Mas lembremos que a criança tem 7 anos, talvez complicar demais prejudicasse o objetivo da avaliação.

E errou a professora em considerar a questão errada.

Obviamente que a criança demonstrou pleno conhecimento em transpor de palavras para números (penso eu que este seja o objetivo da questão).

Além de maturidade para pensar além da questão, que deve ter achado fácil demais para ser verdade.

Custava nada ter considerado a questão, chamado a criança e desfeito o mal entendido.

E, claro, na próxima prova fazer enunciado do tipo: Escribe con cifra los números abajo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário