terça-feira, 3 de outubro de 2017

Direto do túnel do tempo [Há 10 anos]

Não recordo o motivo.

Devo ter lido sobre a famigerada eleição do Rinoceronte Cacareco, que naquele 3 de outubro completava 48 anos.

Nem data "redonda" era. Mas eu devia estar sem assunto no blog.

E a citação aos políticos que na época já estavam encrencados e vendo que 10 anos depois ainda são os mesmos envoltos em falcatruas, questiono: será que faz 10 anos mesmo?

Parece que o tempo não passou.

Segue o texto:


DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO

Aquele 3 de Outubro de 1959 ficaria marcado para sempre na história das eleições no Brasil.

Nas eleições municipais daquele ano, na cidade de São Paulo, Cacareco recebeu para vereador nada mais nada menos que 100 mil votos. Teria sido eleito se não fosse um detalhe: Ele não era candidato.

Nem poderia ser.

Cacareco nem ao menos era humano, mas um Rinoceronte transferido do Zoo do Rio para o de São Paulo, inaugurado no ano anterior e que retornou ao Zoo original dois dias antes das eleições.

A população foi acusada de falta de civismo e espírito democrático, pelo protesto bem humorado daquelas eleições por vários políticos importantes da época, afinal, foram 100 mil votos paulistanos para um rinoceronte; e carioca ainda por cima.

Ao completar hoje exatos 48 anos desse protesto, reflito se vivemos mesmo em uma democracia, pois, entre outras coisas, ainda somos obrigados a votar, enquanto o correto seria votar em quem quiser, SE quiser.

Reflito sobre a falta de atitudes dos eleitores atuais, que continuam a eleger - apesar das visíveis irregularidades - políticos como Palocci, João Paulo CUNHA (que até renegou o sobrenome, aqui em letras garrafais) e tantos outros, inclusive o Renan, se candidato for novamente; isso sem citar políticos mais próximos.

Reflito por fim, na dúvida de que o Cacareco talvez fosse melhor que muito político da época, e talvez continue sendo melhor que muitos políticos de hoje, inclusive dos que você pode ter votado nas últimas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário