sexta-feira, 19 de junho de 2015

Sem falsa modéstia.

Fui Diretor do Departamento Municipal de Educação entre Janeiro de 2005 a Março de 2008.

Neste período, foi realizado em nossa cidade:

- Construção de 11 salas de aula.

- Construção de 1 Creche.

- Ampliação desta Creche.

- Reforma de escola (pátio e banheiros).

- Construção de 2 ginásios de esporte escolares.

- Instalação de 3 salas de informática nas escolas.

- Aquisição de 6 peruas Kombi para o transporte de alunos.

- Aquisição de 2 ônibus.

- Aquisição de 3 micro ônibus.

- Redução na taxa de transporte Universitário de R$67,00 para R$30,00.

- Doação de uniformes escolares todos os anos (2 uniformes por aluno a partir de 2006).

- Manutenção e aprimoramento da parceria com o NAME COC (apostilas e capacitação).

- Instalação de Curso de Educação à Distância de Pedagogia.

- Instalação de Curso de Educação à Distância de Pós Graduação em Gestão Educacional.

- Pagamento de Bônus aos professores todos os anos em que ocupei o cargo.

- Reposição das duas referências anuais no salário dos professores.

- Reajuste do valor da hora aula de acordo com a inflação.

- Realização de 2 concursos e 4 processos seletivos sem qualquer problema de natureza legal.

- Realização de planejamento com professores todos os anos.

- Realização de cursos de capacitação docente.

- Realização de cursos de capacitação de jovens para o mercado de trabalho em parceria com Unifran e SENAI (mais de 60 jovens capacitados).

- Reestruturação do EJA.

- Instalação de salas de EJA no Bairro da Capelinha.

- Reestruturação do Programa de Merenda Escolar (variação do cardápio e nutricionista).

- Distribuição de mochilas escolares para alunos (inclusive do EJA).

- Merenda escolar para alunos do EJA.

- Uma das primeiras cidades a aderir ao Ensino Fundamental de 9 anos.

E outras coisas que se eu lembrar eu posto em outro post.

Mas que fique bem claro, não fui eu quem fez sozinho. Aliás, o mérito de um Diretor de Departamento de Educação é ter visão e dinamismo para passar ao Prefeito ideias e contribuir para as soluções dos problemas que inevitavelmente acontecem.

Foi o que eu, humildemente, fiz.

Lamento algumas coisas que deixei de fazer, outras que faria de outro modo, mas a vida é assim.

E não foi fácil deixar o cargo, tive que falar não ao Prefeito, que me pediu para que continuasse, pois uma pesquisa recente (que ele me mostrou na nossa conversa de despedida) avaliava de maneira positiva a Educação ipuanense em 93%.

Mas tinha que deixar a Direção do Departamento para seguir em frente com a vida, voltar a estudar e retomar a carreira interrompida quando aceitei o convite, afinal eu sou PROFESSOR, esta é minha essência e nenhum cargo mudará isso.

Não quero dizer que minha gestão foi perfeita, até porque não o sou. Tampouco ostentar o que fiz, pois se fiz, é porque eu podia e devia fazê-lo.

Não fiz mais que minha obrigação.

Uma obrigação muito bem feita, é verdade, mas o que posso fazer?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário