terça-feira, 28 de abril de 2015

Dia da Sogra.

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou". (Gênesis 1:27).

O que Deus não poderia imaginar quando criou Adão e Eva é que, ao ter filhos e estes filhos escolhendo mulheres para "crescer e multiplicar", Eva se tornaria uma sogra.

E cá entre nós, se existe mesmo um Deus, este está longe de ser "imagem e semelhança" de uma sogra.

Nunca saberemos como foi Eva, a primeira sogra, mas dá pra imaginar afinal ela é sogra de mulher, que dizem que é pior que sogra de homem. Mas isso é do senso comum, sem embasamento científico (espero um dia ter tempo e coragem pra investigar este tema a fundo).

Como é do senso comum a ideia de que sogra tem que, necessariamente, ser alguém desprezível, maquiavélica, uma bruxa. Algo como o que ocorre com madrastas, com a vantagem de que as primeiras não foram imortalizadas no cinema como seres diabólicos, enquanto as segundas, não se livrarão da má fama tão cedo.

Imagino a Madrasta da Cinderela que bela sogra não deve ter saído.

A da Branca de Neve não me consta que tivesse algum filho(a) legítimo, nem que a hipótese da enteada se casar com um nobre pudesse demover-lhe a ideia de sacrificar a moçoila apenas por vaidade (o espelho, lembra?).

E já que mencionei cinema, minha sogra favorita na telona sempre será Senhora Robinson, papel de  Anne Bancroft no filme "A primeira noite de um homem", fazendo de tudo e mais um pouco para impedir o casamento de um ex amante, Benjamin (Dustin Hoffman no papel) que agora se apaixonou pela filha dela, Elaine (Katherine Ross).

Imagine a confusão.

E em um exemplo mais próximo da nossa geração, cito como protótipo de sogra a Sra Evelin Harper, mãe do Alan e Charlie Harper na série "Two and a half man".

E para você que leu este texto discordando do signatário, balançando a cabeça negativamente em desacordo com minhas palavras, você que afirma ser sua sogra uma 2ª mãe, ou pelo menos alguém que você goste ou admire, para você eu pergunto: comprou algo para ela hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário