sábado, 9 de maio de 2015

Expuã 2015.

Para quem falou que não iria haver Festa em Ipuã este ano... errou metade.

Haverá Expuã, o que não haverá será o rodeio.

Confesso não sentir falta, pois eu particularmente não gosto de rodeio e não considero esporte (a não ser para o boi).

Mas sobre a ausência do rodeio duas considerações:

1. Em Guaíra ano passado, onde a festa também não teve rodeio, percebi que o clima não é o mesmo nos momentos antes dos shows.

E como todo mundo chega mais cedo, ficar vagando pela festa ao som de música ambiente sem o barulho do rodeio, ficou sem graça, mesmo para quem, assim como eu, - repito - não gosta do evento.

2. Estranho como ninguém está reclamando a falta do rodeio, mas obviamente a explicação é política e não  a opinião do ipuanense que mudou em relação à nossa festa mais tradicional.

Grade de shows:

03/09: Cézar Menotti e Fabiano
04/09: Fred e Gustavo.
05/09: Conrado e Aleksandro.
06/09: Juliano Cézar.

Considerações:

* Cézar Menotti e Fabiano é uma das grandes duplas (sem duplo sentido por favor) do sertanejo brasileiro. Um dos precursores do sertanejo universitário, fará show inédito em Ipuã, o que somado à qualidade do repertório da dupla, é certeza de casa lotada.

* Fred e Gustavo eu continuo sem conhecer, não presenciei o show deles na Expuã do ano passado, e como se apresentarão na sexta, dia em que dou aula à noite, infelizmente não poderei assistir.

O que não tem problema, eu os assisto na Expuã de 2016.

* Conrado e Aleksandro eu também não conheço, mas segue a linha de outras tantas duplas do país alternando no repertório, músicas próprias com de outros artistas.

A crítica que faço não é com os cantores que como disse não conheço, mas com a ideia que vem desde comissões organizadoras da Expuã anteriores (de outras gestões inclusive e principalmente) de que "sábado sempre terá casa cheia, não importa o artista".

Melhor seria Cézar Menotti e Fabiano no sábado, mas sei que o valor do show certamente seria outro.

* E finalmente, no encerramento da festa: Juliano Cézar, o Cowboy Vagabundo.

Poucos artistas no Brasil conseguem se manter através da carreira com o mesmo poder de atração de público e animação da plateia como ele.

Dono de um repertório e fãs cativos, não será a primeira vez que se apresenta na cidade, já esteve em outras Expuãs e até em baile country, mas promete fechar a festa em grande estilo.

Demais considerações:

* Bons shows, realizados dentro das condições financeiras do nosso município, sobretudo com a crise atual. Aliás, como sempre foi feito, a diferença é que até bem pouco tempo atrás, os mesmos shows seriam chamados de quermesse, mas assim como o rodeio, a opinião destes que o faziam era política e não crítica.

* Encerrar a festa no dia anterior ao feriado tem sido uma ótima ideia usada na realização da Expuã. Dá a impressão de que o domingo é um sábado e que teremos o pseudo domingo para recuperar as energias.

* Resta saber o valor dos ingressos, pacotes, condições de pagamento etc*...

* Continuo criticando este modelo de realização de festas, que tem sido praticado em nossa cidade desde 2002. Acredito que ou a festa se reinventa, ou continuará sujeita ao "humor da economia" ou ao interesse deste ou daquele grupo político.

* Infelizmente não vislumbro num futuro próximo alguma possibilidade de mudança neste sentido.

* De resto, parabéns ao Prefeito Municipal por optar em fazer uma festa simples, boa e dentro das possibilidades financeiras do município, sem dar ouvidos aos capetinhas que no pé do ouvido lhe pedem Ivete Sangalo, Jorge e Mateus, etc...

* Que no ano que vem siga a mesma linha que vem tendo ao longo de sua Administração.

*Atualizado às 14:30: Fontes me dão conta de que o evento terá entrada franca este ano. À confirmar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário