domingo, 26 de janeiro de 2014

Volta às aulas.

Quando criança eu adorava a volta às aulas.

Não que fosse nerd ou cdf ou coisa parecida, mas recordo do final das férias como um contraste entre a tristeza pelo fim da ociosidade e a alegria pelo recomeço dos trabalhos.

Curiosamente esta alegria passava logo na primeira semana.

Recordo das contas intermináveis de dias que faltariam para as novas férias.

Era como se eu fosse um caminheiro e logo no primeiro passo da jornada antevia a grande distância que faltava a ser percorrida.

E tome calendário: Pausa no carnaval, pausa na semana santa, feriado de Tiradentes, feriado de Corpus Cristi, festa junina na escola, férias de julho.

Depois era parar 1 mês e recomeçar tudo de novo.

E era 1 mês de férias mesmo, pois na minha época eram apenas 180 dias letivos e não os 200 atuais.

Mas voltando a alegria da volta às aulas, além da possibilidade de rever amigos e conhecer novos, a expectativa de conhecer a nova professora, como ela seria? era brava? era boa?

Quando entre na antiga 5ª série então nem se fala. Seriam várias "matérias", vários professores. Conseguiria estudar? passaria de ano? quais livros iria comprar?

E por falar em compras, era outra alegria do recomeço: mochila nova, caderno novo (capa dos filmes que eram sucesso na época), estojo, lapiseira, canetas, enfim... apesar de ser ferramentas de trabalho, a gente não deixava de ver como presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário