domingo, 25 de março de 2012

Nos palanques da vida.

FHC era chamado de "Viajando Henrique Cardoso", pelo pessoal do Casseta e Planeta.
Lulla que tanto o criticava, viajou muito mais. Algo em torno de 1/4 de seu governo (2 anos) ele passou em outro país.
Na minha vida pública, nunca tive a oportunidade de viajar fora do país no exercício de minhas funções.
Mas algumas viagens, dentro do território nacional, ficaram marcadas para mim.

- 2002, Novembro, São Paulo: Visita à Assembleia Legislativa.
Estávamos em 4 Vereadores e fomos procurar Deputados para pedir verbas para Ipuã.
Visitamos o plenário em meio a uma sessão, sentamos numa bancada de honra e tivemos nossos nomes anunciados pelo Presidente da Casa. Tudo isso transmitido ao vivo pela TV Assembleia.
- 2005, Janeiro, São Paulo: Primeira viagem minha à São Paulo sozinho. Não sabia sequer pegar o metrô. Mas tive de ir para resolver, junto com o Prefeito que lá já estava, uma herança maldita: quem ficaria na Escola Antonio Francisco D'ávila.
- 2005, Março, São Paulo: Reunião com o então Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita. Além de me sentar na cabeceira da mesa, pude falar em nome de alguns Diretores de Depto de Educação presentes, sobre os problemas que o FUNDEF acarretava em cidades pequenas como as nossas.
Deixei o pedido de um micro ônibus naquele dia, que, coincidentemente ou não, foi atendido.
- 2006, Março, São Paulo: Visita ao Secretário Adjunto da Casa Civil, no Palácio Bandeirantes. Nesse dia pude presenciar o tamanho da influência do Prefeito Itamar Romualdo no Governo Estadual.
- 2006, Agosto, Caraguatatuba: Ipuã foi a única cidade convidada (sem pagamento de taxa) a participar de um Congresso de Educação e Tecnologia, que contou com palestra de Gilberto Dimenstein. Meu nome foi anunciado no auditório lotado do teatro onde o evento se realizava, perguntando onde eu me encontrava, o que, obviamente, não o fiz.
- 2007, Dezembro, Brasília: Minha única viagem à Capital Federal no exercício de minhas funções. Fui com o Prefeito e seu filho, assisti a uma sessão no plenário do Senado, a poucos metros do Sen. Suplicy.
Percorremos vários Ministérios garimpando recursos e nessa viagem, ao sabermos sobre uma lei (que seria votada por aqueles dias) que prejudicaria os municípios paulista, dentre outros do Sudeste, pudemos participar de uma reunião com o então Presidente da Câmara, Dep. Arlindo Chinaglia, onde o Prefeito Itamar praticamente liderou a reunião, argumentando sobre os malefícios que a lei causaria nos município do Estado do referido Deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário