sábado, 3 de março de 2012

Com o giz na mão.

O ano foi 2002.
Eu começava a carreira de professor.
Havia deixado o cursinho da UNESP para dar aula aqui na minha cidade.
Como não era professor efetivo, acabou sobrando para mim apenas 5ªs séries. Sobrou também duas 8ªs, uma porque abriu após a atribuição de aulas e outra porque era sala de correção de fluxo.
Você sabe o que é correção de fluxo?
É o seguinte: coloca numa sala alunos de escolaridades diferentes (5ª, 6ª, 7ª e 8ª série incompleta) e os professores tem de "nivelá-los" a ponto de que, ao final do ano, todos tenham os mesmos conhecimentos necessários para seguir adiante em seus estudos.
Uma aberração sem tamanho.
Não pelos alunos, que ali frequentavam as aulas todas as noites (o curso era noturno), muitos dos quais fiz amizade que dura até hoje, mas por ser um modelo não funcional.
Uma ideia que no papel deve ser maravilhosa, mas na prática, com uma sala com 30 alunos, é impossível de ser concretizada.
Mas era ano que estavam introduzindo o material didático de uma grande empresa, nas escolas municipais.
Então tiveram uma ideia mais absurda ainda: Como aquela sala não poderia ficar sem apostila, pois isso soaria discriminatório, gerando propaganda negativa à empresa e à Prefeitura, optaram por transformar aquela sala numa 8ª série normal.
Assim eu ensinei, naquela sala, Idade Moderna para alunos que sequer conheciam a Idade Média. Como se a História não fosse uma sucessão de eventos ou não houvesse necessidade de pré requisitos.
Foi um tremendo faz de conta.
A mágica de transformar correção de fluxo em 8ª série permitiu a perpetuação da propaganda falsa de que, as apostilas resolveriam os problemas da educação na cidade.
Diante desse quadro, fiz uma coisa da qual não me orgulho, porém sei que o sistema me levou a isso: Fingi que ensinei e os alunos fingiram que aprenderam. Para o Município, tudo certo, ele também fingia que tudo estava bem.

Um comentário:

  1. E depois ainda tem gente que não sabe como a Coréia do Sul cresceu tanto.

    Arnaldo.

    ResponderExcluir