quarta-feira, 31 de julho de 2019

Demorou mas chegou. [Há 10 anos].

A hipocondria do Blogueiro atingia nível hard há 10 anos.

Com a Gripe Suína em alta, eu escrevia um texto falando sobre a doença que há 10 anos assolava o país.


Demorou mas chegou.

Após 2 meses do início do surto da famigerada "Gripe Suína", seus efeitos começam a ser sentidos em nossa região.

Em Ipuã as férias escolares foram prorrogadas por tempo indeterminado, Barretos até o dia 17 e Guaíra dia 10.

Na opinião deste blogueiro, em que pese a preocupação das Diretorias de Ensino e da Secretaria de Educação do Estado de SP, prorrogar as férias é uma medida profilática muito mais de efeito psicológico, que biológico propriamente dito.

Ou se adia a volta às aulas até o surto passar (começo de setembro, segundo alguns especialistas), o que comprometeria seriamente o ano letivo, ou não acredito que 2 ou 3 semanas influenciem tanto assim. Mas, pelo sim pelo não, as escolas ao menos estão fazendo sua parte e tranquilizando os pais.

Claro que medidas assim devem surtir algum efeito,afinal estão sendo adotas em todo o país, mas acontece que a escola não é o único ambiente de aglomeração social que os jovens frequentam.

O que farão os clubes, academias, boates, bares, etc... para colaborar com a não proliferação da doença?

E o Rodeio de Barretos? será adiado também? É claro que não... Aliás, aos "atletas do beijo", masculinos e femininos, que todos os anos saem na festa fazendo "arrastão" (já vi garotas com cadernetas para anotar quantos beijaram), este ano sair beijando desenfreadamente será quase como uma "roleta russa viral".

Evidentemente que a doença tem seus riscos, medidas devem ser tomadas, precauções, etc; mas para mim, o poder devastador desta doença foi potencializado para que empresas lucrem com a pandemia. O que tem de empresário ganhando dinheiro com o surto de histeria coletiva em razão to pavor de adquirir a tal gripe é brincadeira!

Álcool em gel, máscara, luva, gel usado em hospital,... tudo isso simplesmente desapareceu das prateleiras. Principalmente máscara, que imagino não ter uma vendagem alta na sociedade (mais restrita aos meios médicos), vende como água no deserto. E pior, de eficácia baixa, uma vez que após 2 horas ela se umidifica e se transforma ineficaz.

Bom, vamos ver até quando dura.

Até lá, Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário