sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Música Sertaneja - Origens. [Há 10 anos].

10 anos atrás eu começava uma mini série no Blog falando sobre Música Sertaneja.

Um tema que tenho grande interesse  e até tentei fazer mestrado em História para estudá-lo, mas a estrada da "Educação" se abriu para mim e resolvi percorrê-la e nela estou até hoje.

Quem sabe num futuro próximo não o faça por hobby?

Segue o 1º Capítulo:


Música Sertaneja - Origens.

Falar da origem da Música Sertaneja, é antes de tudo, confundir-se com as origens do povo brasileiro.

Somos fruto da miscigenação das raças branca (Europeia), indígena (Nativa) e Negra (Africana), e não coincidentemente, a música sertaneja tem elementos destas 3 culturas.
O Europeu que aqui aportou, trouxe consigo as músicas do seu continente.

Sobretudo o Português, que se pouco contribuiu com ritmos para o surgimento do sertanejo, contribuiria com a temática: Saudade. A saudade de sua terra natal e o sentimentalismo, além da exaltação das coisas da terra (ufanismo) - características tão próprias do povo português - marcaria de sobremaneira a nascente música sertaneja.

Além disso, a tradição europeia de usar a música como fonte histórica, a chamada oralidade que desde os tempos trovadorescos, auxilia na perpetuação da memória histórica nas sociedades menos letradas (como a europeia do séc XIV e a brasileira até meados do século XX).

Do indígena, herdamos as danças de roda e danças onde batidas de palmas e de pés faziam parte da coreografia . Da fusão do vira português, com o bater de pés e palmas dos índios, nasceria mais tarde o catira, e todas as suas variáveis: recortado paulista, rasqueado, pagode...

E finalmente, o negro africano, que além de também contribuir com a temática da saudade (o "banzo" do sertanejo que abandona a terra em direção à cidade grande), contribuiu também com o nosso folclore: congadas e outras manifestações religiosas criadas em função do sincretismo religioso promovido pelo afluxo de escravos no país, serão um dos principais berçários da música sertaneja.

E o que folclore tem a ver com música sertaneja?

Na verdade, folclore está no DNA da música sertaneja; é através dele que este estilo nasce, cresce e se propaga pelo país.

Catira, Lundu, Cateretê, Congada, Corta Jeca, Arrasta Pé, ... e tantos outros ritmos que, unidos, compuseram a nossa música sertanea são, antes de tudo, manifestações da cultura popular. Muitos deles criados aqui, outros desenvolvidos a partir de matrizes já citadas (europeia, africana e indígena).

Assim surgiu um embrião chamado música sertaneja, que nos anos seguintes cresceria e se transformaria completamente.

Mas isso é assunto para outra ocasião.

No próximo domingo:
- A Geografia da Música Sertaneja (Sertanejo x Caipira).
- Consolidação do gênero musical.
- São Paulo: Produz e consome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário