segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Nos EUA, deu a lógica, também... [Há 10 anos]

Toda eleição em Ipuã era sempre a mesma coisa.

Antes das redes sociais divulgarem notícias sobre urnas com defeito ou fraudadas, em Ipuã aconteceia fenômenos semelhante.

Inconformados com a derrota, alguns militantes saíam com "informações" dando conta de urnas desaparecidas, filmagens de compra de votos, abaixo assinado para ter novas eleições e outras asneiras do gênero.

Aproveitando que saíamos de uma eleição, 10 anos atrás, e logo em seguida os EUA faziam seu pleito presidencial, uni as duas eleições e resolvi tirar sarro nos inconformados com a derrota, dando sugestões aos derrotados nos EUA.

E há 10 anos, o texto saiu assim:


Nos EUA, deu a lógica, também...


Barack Obama se elegeu Presidente dos EUA. O primeiro presidente negro de um país com histórico de violência racial e segregação talvez maior que o nosso.

Vitória das "minorias" que somadas, parecem que foram maioria por lá.

Fico feliz pela história de vida dele (que vai virar filme, com Will Smith no papel principal) ter sido contemplada com a vitória, mas continuo não acreditando que a política externa americana nos será generosa, aliás, com a crise que se abate por lá, acho que será mais arrochada que antes. Resta aguardar e torcer.

John McCain pronunciou seu discurso, reconhecendo a vitória do oponente e cumprimentando-o; afinal, mais que tradição americana, é o que se espera de um líder político e estadista.

Já seus eleitores podem não estar muito conformados com a derrota, o que é normal e aceitável. Então este blog, que acredito que seja lido na terra do Tio San também, deixa algumas sugestões sobre o que os eleitores do McCain podem fazer para aliviar a desilusão e o inconformismo:

* Acusarem Obama de compra de votos.

* Inventar que sumiram urnas na Califórnia, reduto de McCain.

* Telefonar para a CNN, pedindo para irem à Washington divulgar as fraudes eleitorais.

* Dizer que mortos votaram (inclusive a avó do Obama, falecida no último domingo).

* Organizar abaixo-assinados nos 50 Estados Americanos, pedindo uma novas eleições.

* Conformarem-se! Barack Obama venceu, o que se há de fazer? Democracia tem dessas coisas, nem sempre vence quem a gente quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário