quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Entre bate papo e cerveja [Há 10 anos]

10 anos atrás eu conhecia um pouco mais aquela que viria a ser minha 3ª cidade.

Ciceroneado por um casal de primos, eu descobria os encantos da Vila Madalena.

E registrava para a posteridade esse dia tão especial.


Entre bate papo e cerveja


Por razões de tratamento médico (garganta), tenho deixado um pouco de lado bebidas como cerveja e chopp. Por mais que os adore, mas saúde em 1º lugar.

Eis que dois dias em São Paulo, foram suficientes para pedir uma habeas corpus ao Doutor. "Bem moderado", respondeu; e eu atendi.

Impossível resistir aos encantos da Vila Madalena; famosa em Sampa por ser reduto de artistas, boêmios, notívagos e "alternativos" em geral, ainda que este blogueiro não pertença a nenhuma, e ao mesmo tempo não deixa de estar em todas, as tribos, que compõe aquele bairro tão peculiar.

Mercearia, que à noite (aberta até às 04:00), mistura seus gêneros alimentícios e produtos de limpeza com a elite pensante da cidade; que lá discute literatura, política, futebol e tantos outros assuntos, num ambiente altamente democrático. Talvez inspirados na cena quase surreal, de detergente ao lado de obras de Pablo Neruda.

Bar de Jazz, com carro dos anos 40/50 para levar os frequentadores até suas casas, com segurança e sem infringir leis de trânsito.

Bar de Blues, com destaque para a guitarra na entrada - protegida por uma redoma de vidro - doada por ninguém menos que B.B. King. Destaque secundário então para o enorme balcão, em formato de piano (teclas pretas e brancas).

Depois disso tudo, fim de noite família. Primos bebendo e comendo pizza em casa (sem carne, eu estava em reduto vegetariano); discutindo de trivialidades familiares (com algum toque de saudosismo) à física quântica, passando, é claro, por música, TV, Cinema e esporte.

Enfim, São Paulo sempre me surpreende.

"O grande defeito da cidade de São Paulo, é não se chamar Corinthians" (Sócrates, ao sagrar-se Campeão Paulista em 82, pelo time que, acredito, não ser necessário dizer qual seja).

Nenhum comentário:

Postar um comentário