quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Na contramão da história [Há 10 anos].

Combater o racismo sempre foi prática do Blogueiro. E sempre que pude, usei o Blog ara levantar essa bandeira.

10 anos atrás, um episódio lamentável me motivava a escrever sobre o tema.

Não foi a 1ª vez que houve atos de racismo no futebol, e nem foi a última, infelizmente. Mas também jamais deixarei de escrever e criticar.

OBS1: Eu ainda via Ronaldinho Gaúcho como um dos maiores jogadores de futebol do mundo, hoje jamais o descreveria assim.

OBS2: O Brasil ainda não havia ganho o direito de sediar os Jogos Olímpicos Rio/2016.


Na contramão da história


Tivemos esse ano:

O 1º piloto de F1 negro a sagrar-se campeão da categoria: Lewis Hammilton.

O 1° Presidente negro, dos EUA, a maior nação do planeta: Barak Obama.

Nem assim a imbecilidade humana ameniza.

Caçar Dentinho em represália ao jogo de ida no Pacaembu, é atitude antidesportiva do Juventude. Embora não tenha sido, efetivamente desleais, ameaças de "quebrar" e "vingança" são coisas comuns no futebol, todo jogador sabe que muitas vezes, tudo não passa de intimidação.

Agora, partir para ofensas racistas contra o garoto, por parte dos jogadores do Juventude, é inadmissível.

Assim como inadmissível foi a atitude de parte da torcida, que aproveitando-se do histórico de vítima dessa barbárie, nos tempos de Vitória - BA, novamente entoou cantos racistas contra o goleiro Felipe.

Justo num Estado onde o histórico de racismo é enorme, haja visto atitudes da mesma torcida (ou melhor, parte dela, nem todos são marginais) em outros jogos e do ex jogador da equipe, o zagueiro Antônio Carlos, hoje Diretor de Futebol do próprio Corinthians, flagrado em atitude racista em campo e sequer foi punido.

Justo no Estado que deu ao mundo um dos maiores jogadores de futebol dos tempos atuais, Ronaldinho Gaúcho; e a mais vitoriosa ginasta olímpica Brasileira, Daiane dos Santos, ambos negros. Sem falar em diversos outros exemplos que podemos citar na música, política etc...
Justo no país que tem a maior população negra fora da África, em números proporcionais evidentemente.

E o STJD, que é muito bom para punir jogadores por "agressões" de 10 jogos atrás; nada fez, nada fará.

Aliás, o próprio Corinthians entrou naquela de "deixa pra lá", "melhor não revidar", "já passou", "nós perdoamos", "é coisa do jogo" etc... errou feio. Ao ignorar o problema, o Timão está incentivando tal prática, pois impunidade é tudo o que marginais precisam para continuar na marginalidade.

Racismo é crime, e acho que a conivência e tolerância a ele também deveria ser. Se não é parte da solução, é parte do problema, diz uma máxima cuja autoria eu não sei.

E esse país vai sediar uma Copa do Mundo e deseja sediar uma Olimpíada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário