segunda-feira, 16 de julho de 2018

Outra dica de Museu [Há 10 anos]

10 anos atrás eu seguia firme e forte na minha saga de visitar o quanto eu conseguisse, os museus da capita paulista.

O museu da vez foi o Museu Paulista, chamado de Museu do Ipiranga, que atualmente encontra-se (infelizmente) fechado para reformas (felizmente) já se preparando para o Bi Centenário de nossa Independência, a ser comemorado em 2022 e que certamente terá o referido museu como um dos, senão o, palco principal das festividades.

Quem serão o(a) Presidente(a), Governador(a) e Prefeito(a) que terá a honra de conduzir as comemorações à época?

Só o tempo dirá.

O texto 10 anos atrás era esse:


Outra dica de Museu


Caros Blogonautas!!!

Desde que este blogueiro iniciou sua saga pelos Museus da cidade de São Paulo, esperava ansiosamente pelo dia em que visitaria o Museu Paulista - Museu do Ipiranga.

E o dia chegou!!!!

Não apenas visitei; I enjoyed the museum.

A visita começa no mausoléu, onde estão os restos mortais dos nossos patriarcas da independência (não fotografados por razão de respeito). Sobre o mausoléu, ergue-se importante monumento em homenagem a Proclamação da Independência do Brasil, no exato lugar onde D. Pedro I, às margens do riacho Ipiranga (canalizado, mas ainda lá), bradou nossa Independência em 1822 (sem adentrar às nuances deste fato histórico).

Até agora, o melhor museu visitado: Fácil acesso por meio de linha de circular, arquitetura primorosa (um dos mais belos prédios de SP), acervo fantástico, ótimo paisagismo, presença de loja de souvenir e ainda, um espaço agradável de lazer para os paulistanos.

No acervo: telas como a do Pedro Américo sobre a Independência, retratos de personagens históricos, exposição em homenagem aos bandeirantes, objetos antigos referentes ao Império, apresentações multimídia, maquetes da cidade de SP e do prédio que abriga o museu, ferramentas, carros de bombeiro do começo do século passado, carruagens, etc... Uma infinidade de artigos que perpetuam a memória histórica da nação.

Pontos negativos: Ausência de guia no seu interior para conduzir os visitantes, e a proibição de fotografias e filmagens no interior do museu, ainda que sem flash ou luz.

Bom, fica aqui a dica e já que não pude registrar o interior (apenas uma filmagem clandestina, mal feita e que morri de medo de ser pego e consequentemente expulso do museu), postarei fotos externas na esperança de que sirva de incentivo para vocês blogonautas visitarem o, até agora, melhor museu visitado pelo Blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário