quinta-feira, 12 de julho de 2018

Novos nomes de Bairros em Ipuã.

A divulgação de que a cidade de Ipuã conta agora com novos nomes para antigos Bairros agitou a internet.

Desde ontem, uma foto (abaixo) circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens divulgando a mudança acontecida meses atrás, em uma sessão na Câmara Municipal onde foi explicado o motivo.


Trata-se de uma adequação para atender exigências dos Correios cuja logística tem sofrido com a multiplicidade na denominação de Bairros.

Observem como é hoje:

Jardim Bela Vista é chamado de Willian, bem como as imediações do bairro ali no final (começo?) da Castro Alves.

Bairro Santa Cruz é subdividido em Cohab I, Cohab II, Eleuza Tavares e Nivaldo Silva (este dois, homenagens mais que justas)

O "Alto da Cidade", subdividido nos bairros Barbosa, Jardim Helena e Cristo Semeador.

Próximo à Prefeitura temos: Jd Alvorada (onde mora o Blogueiro), Jd Paraíso e Itapuã.

Para resolver isso, eliminou-se os nomes de Bairros e Sub Bairros, simplificando em apenas 7 Bairros:

1. Bela Vista
2. Santa Cruz
3. Centro

Até aqui tudo bem, são Bairros cuja denominação já são conhecidas de todos os seus moradores. Mesmo quem mora da Cohab II não estranhará, ao preencher um cadastro por exemplo, chamar seu bairro por Santa Cruz.

4. Bairro Industrial.

Também sem maiores problemas, pois o nome Distrito Industrial já é usado. Além do mais, Distrito de fato temos apenas um, a Capelinha. Questão de lógica.

O problema está nos recém denominados Bairros:

5. Pampuã.
6. Olhos D'água.
7. Bom Retiro.

Algum morador do Jd Paraíso ou do novo loteamento Itapuã já havia chamado o Bairro onde mora de Pampuã?

Morador do Barbosa e Jd Helena, conhecia o nome Olhos D'água para falar do seu Bairro?

E o Jd. dos Ipês? Por que Bom Retiro?

Nome de Bairro é uma denominação histórica, segue a tradição.

Ao inventar nomes, mesmo que para atender à uma justa exigência dos Correios para melhorar a qualidade do serviço otimizando a logística de entrega, deveriam ao menos respeitar a tradição do senso comum dos moradores que denominaram seus bairros há décadas.

Custava chamar toda a região hoje denominada de Pampuã ("shiparam" Jd Paraíso com Itapuã?*), por Jardim Paraíso? Afinal foi o nome do primeiro bairro a "desbravar" toda aquela área (zona leste da cidade).

Bairro Barbosa seria o mais justo para o "Alto da Cidade", doravante chamado de "Olhos D'água. Manteria a homenagem à família antiga proprietária de boa parte das terras naquela região (zona sul de Ipuã).

E o Bairro Bom Retiro, esse por ser mais recente, sem a tradição dos moradores de denominá-lo de algum nome, poderia até manter tal denominação.

Conforme sugestão abaixo**
 


Já que estão mudando tudo, poderiam ter aproveitado a oportunidade e mudando o nome da cidade, voltando à antiga denominação de "Santana dos Olhos D'água", para mim um nome muito mais poético que IPUÃ, que sempre parece IPVA quando eu escrevo, pois uso letra de forma e a caligrafia não é boa.

Daria trabalho essa mudança é verdade. De início, teria que trocar todas as placas dos carros e motos da cidade, bem como letreiro da entrada (com letras menores para caber naquele canteiro). Depois ainda avisar todos os órgãos burocráticos estaduais e federais, cidades vizinhas, empresas de mapas, alterar o gentílico de Ipuanense para Santanense, ... Tudo em nome da tradição, o cidadão entenderia.

Pelo menos o nome da Capelinha não foi mudado. Se foi desnecessário ou se a Administração Municipal esqueceu do Distrito (o que cá pra nós, não seria seria novidade), nunca saberemos. Pelo sim pelo não, vamos ficar calados, melhor não dar ideia.

*Alterado às 09:45h. 

** Alterado 14:15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário