quinta-feira, 16 de março de 2017

De volta aos bancos escolares.

Um provérbio Chinês diz que "Uma caminhada de 10 mil léguas começa sempre com um primeiro passo", pois bem, não sei exatamente se serão estas léguas todas a caminhada que começo semana que vem, mas o certo é que o 1º passo foi dado hoje, ao me matricular no Programa de Doutorado em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube).

Único Programa de Doutorado em Educação no raio de 150Km de Ipuã, um Programa novo (é o seu 2º ano) porém bem conceituado pela CAPES; e o melhor de tudo, bem próximo de casa, coisa que depois dos 40 a gente começa a considerar na hora de escolher onde estudar.

Enfim, mais uma encrenca que arrumei para a minha cabeça. E pensar que há 10 anos atrás eu sequer pensava em fazer Mestrado, quem dirá Doutorado.

Mas já que fiz um, pensei "por que não ir um pouco mais longe e fazer Doutorado?". E foi assim que eu cheguei aqui.

Dos 40 anos de idade, 20 deles foram passados em bancos escolares, e ao término deste Doutorado, terão sido 24 anos como estudante, mais da metade da minha vida.

E por que fazer Doutorado?

Em primeiro lugar para aprofundar em um tema que eu milito há anos, antes mesmo do Mestrado, que é a Educação enquanto Política Pública, e o meio acadêmico com suas discussões, fóruns, palestras, encontros e leituras ainda é o melhor lugar para quem quer conhecer mais este tema.

Segundo lugar, até porque não sou hipócrita, as oportunidades financeiras que um diploma assim pode render, com melhor perspectiva salarial, publicações, possibilidade de concursos, etc.

E por fim, farei este Doutorado para ser melhor.

Melhor que quem?

Melhor que a mim mesmo, meu grande desafio na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário