sábado, 24 de janeiro de 2015

Vem aí: sobretaxa, multa e poço artesiano.

Um político me confidenciou os detalhes das medidas que serão adotadas para combater a crise hídrica que nossa cidade enfrenta.

Segundo ele, será feita uma média na conta de água dos últimos 6 meses de todas as residências, acrescentará sobre esta média, um limite de 20%, e então cada residência terá a sua média de água a ser usada sem pagar sobretaxa.

Acima desta média, paga-se um valor acima do normalmente cobrado.

Haverá também fiscalização e multa para quem for pego desperdiçando água (lavando calçada por exemplo).

A fonte disse não saber como será feita a fiscalização, mas acredita que ficará a cargo dos fiscais municipais, inclusive à noite, quando se pressupõe uma menor rigor na fiscalização.

Conforme adiantou um vereador em sua rede social, e confirmado pelo outro político que me serviu de fonte e prefere se manter anônimo, de fato será mesmo perfurado um poço artesiano no Bairro Santa Cruz para atender aos moradores daquele bairro.

A receita é simples: mexer no bolso como forma de conscientizar o uso da água e investir em sua captação.

Pena que foi preciso ficar sem água para que fossem tomadas tais iniciativas.

Quem sabe de agora em diante, medidas urgentes sejam tomadas ao primeiro sinal de crise, que obras de captação e distribuição de água estejam entre os investimentos públicos prioritários, e que lavar calçada deixe de ser o esporte municipal.

Meu comentário pessoal sobre o assunto:

A sobretaxa não resolve o problema, mas ameniza. Uma vez que quem sempre desperdiçou terá agora 20% a mais para desperdiçar como quiser. É mais uma medida de efeito moral e conscientização que uma medida punitiva propriamente dita, como a multa por exemplo.

Multa que deve ser pública, ou seja, disponibilizar quem foram os multados, para assim, de maneira transparente, não ser utilizada como instrumento de perseguição/proteção de acordo com a orientação política dos moradores da cidade.

O poço artesiano será uma obra da atual administração que deve ser valorizada pela população!

Nenhum comentário:

Postar um comentário