domingo, 31 de março de 2019

Novo Secretário na Educação de SP. [Há 10 anos]

Como as coisas mudam em uma década...

10 anos atrás eu festejava a criação do Bônus para Professores da Rede Estadual.

Mal sabia eu que um ano mais tarde eu começaria a criticar essa prática e mais, que seria meu objeto de estudo no Mestrado e objeto de pesquisa nesses últimos 10 anos.

Trata-se de um caso em que o Blogueiro pensa 100% diferente do que pensava à época da publicação do texto. Mito em razão de pesquisas e um maior conhecimento científico sobre o assunto.

Curiosidade: Os elogios velados a Ex Secretária foi em razão do bom relacionamento, republicano, que tive com ela ano final da nossa gestão a frente da Educação Ipuanense.


Novo Secretário na Educação de SP.

Vai assumir no próximo dia 15, como novo Secretário de Estado da Educação do Estado de São Paulo, o ex Ministro e atual Deputado Federal, Paulo Renato de Souza.

Paulo Renato substituirá Maria Helena Guimarães de Castro à frente da Secretaria de Estado.

Não que a Sra Maria Helena não viesse fazendo um bom trabalho, vinha. É dela a ideia de implantar o sistema meritocrático de divisão de bônus aos professores da rede Estadual, não usando o simplista modelo de dividir apenas pela presença do professor.

Presença aliás que ela lutou para ser constante, combatendo a rotatividade e o excessivo absenteísmo dos professores. Como se sabe, estas são umas das causas da má qualidade da Educação em nosso país.

Criou o Idesp, numa tentativa de padronizar o desempenho das escolas, além de alterar currículos. E palavras do próprio Serra num encontro com Secretários Municipais de Educação que estive quando ainda ocupava o cargo: "Currículo e Avaliação, são os dois temas que mais assusta aos professores, quando se fala em mudanças".

De fato, essa era uma ferida que Maria Helena não se importou em cutucar, pois seu objetivo era a Educação, não política.

Por isso, sofreu desgastes e foi criticada por seus atos. Por isso foi substituída por Paulo Renato, que também tem qualidades, e muitas, haja visto sua passagem pelo Ministério nos tempos de FHC.

Porque da mudança?

Porque Paulo Renato é uma coisa que Maria Helena não é: político. E o que Serra precisa nesse momento é alguém para fazer política.

Espera, o Governador, matar 2 coelhos com uma só tacada: Alguém que use a Secretaria da Educação para promover a candidatura dele próprio à Presidência da República, e que o trabalho deste novo Secretário, o credencie à sucessão de Serra no Palácio Bandeirantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário