sexta-feira, 8 de março de 2019

Dia Internacional da Mulher. (Sob a visão de uma)

Dia Internacional da Mulher.
(Por Tauani Almeida*) 

E hoje no dia Internacional da Mulher nada mais justo que uma representante do sexo faça o texto para os fiéis leitores do blog. 

Por trás dessa data existem vários fatos históricos marcantes, não é de hoje que nós mulheres buscamos nossos direitos políticos, trabalhistas e civís. 

A mulher que no passado era vista as sombras dos homens, no decorrer dos séculos sobe no salto e busca sua autonomia, ainda estamos engatinhando quando falamos em igualdade, mas os obstáculos são quebrados pouco a pouco. Desde o início dos tempos algumas mulheres são destaque e deixam sua marca na história, como por exemplo: 

Marie Curie: a polonesa que ficou famosa graças às suas pesquisas sobre radioatividade, ganhadora do cobiçado Prêmio Nobel.

Madre Teresa de Calcutá: foi uma missionária católica.

Maud Wagner: a primeira tatuadora dos Estados Unidos – 1907.

Annette Kellerman: presa por usar roupa de banho em público – 1907 

Malala: a garota paquistanesa que é também a mais jovem a ser contemplada com um Prêmio Nobel. Por sua luta pelos direitos das mulheres à educação e pelo símbolo de força e resistência que se tornou, devido à sua experiência pessoal.

A lista não para por ai, existem muitas MARIAS que lutam pela sobrevivência, pela sua dignidade, que cuidam de seus filhos, cuidam da sua casa e do sustento de sua família, existem MARIAS que ainda vivem à sombra de seus maridos, que vivem em relacionamentos abusivos e que morrem a mercê da ignorância, essas mulheres também fazem história, deixam sua marca no mundo.

Parabéns a todas nós mulheres mães, amigas, companheiras, namoradas, filhas, irmãs, tias, avós e “pais”....que buscamos forças e corremos atrás dos nossos objetivos e que enfrentamos o mundo se preciso for para deixar nossa voz falar mais alto.

*Tauani Almeida é Professora e Bióloga e não têm medo de falar o que pensa. Ainda bem.

2 comentários: