segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Resumão do Brasileirão 2017.

1º - Corinthians: Campeão indiscutível. O 1º turno inigualável, impecável, invicto. Acumulou gordura para gastar nos tempos difíceis, como no horroroso 2º turno. Mas pontos corridos é merecimento e além de fazer por merecer, contou com a má vontade dos adversários que nunca quiseram ameaçar o Corinthians. Quando chegavam perto, perdiam nos jogos que separam homens de meninos. O 2º turno deixou a sensação de que os outros clubes que perderam e não o Corinthians que ganhou. Méritos de Fábio Carille, que tirou leite de pedra de um time mediano.

2º - Palmeiras: O objetivo do time foi alcançado, o G4 era o foco. Reclama de disputar a Libertadores até o final do ano paralelamente com o Brasileiro, à exemplo do Grêmio, mas cá entre nós, em todos os jogos que tinha que mostrar que tinha garrafa para vender, perdeu. Não fosse as duas derrotas sofridas para o Corinthians, o time teria sido campeão.

3º - Santos: Sempre apontado como favorito, vive mais das glórias de um passado recente que de bom futebol. Trocou de treinador na reta final do torneio mesmo brigando pela liderança. Vaga na Libertadores é consolação para um time que anda devendo ultimamente e recebendo cobranças da torcida.

4º - Grêmio: Um dos melhores times do Brasil. Talvez tivesse sorte melhor se não disputasse o torneio Continental até a final. Mas a regra é clara e o clube sabia das consequências de suas decisões. Renato Gaúcho se firma como um bom técnico e a filhota Carol como um bom talismã (e colírio). Tanto que Conquistou o Tri das Américas.


5º - Cruzeiro: A raposa não pode reclamar de nada. Chegar em 5º depois de se sagrar campeão da Copa do Brasil fez do ano de 2017 especial para o Cruzeiro de Mano Meneses, que quase saiu para outro Palestra. Chega forte ano que vem.

- Flamengo: E o "melhor elenco do Brasil" só se classificou para a Libertadores.Quem sabe a grande mídia para de todo ano vender o seu queridinho como algo maior que ele é? Disputa ainda a final da Sulamericana.

- Vasco: Oscilou durante o Campeonato. Beneficiado pela conquista da Copa do Brasil pelo Cruzeiro, que fez o G6 virar G7, beliscou uma vaga na competição continental do ano que vem. Prêmio de consolação para um time que há tempo que deixou de ser um time competitivo

8º - Chapecoense: Depois da catástrofe que se abateu sobre o time no ano passado, 2017 tinha tudo para ser um ano traumático. Após liderar o campeonato nas primeiras rodadas, flertou com o rebaixamento, que só escapou porque a parte de baixo da tabela estava nivelada, por baixo. Favorecido pela conquista do Grêmio na Libertadores, que fez o G7 virar G8 disputará um torneio continental pelo 2º ano seguido.

9º - Atlético MG: Primeiro campeão da História do Campeonato Brasileiro e sua única conquista neste torneio, ficou este ano longe de ser o Galo forte e vingador que o fez conquistar a América em 2013. Torce agora para o Flamengo conquistar a Sulamericana e fazer o G8 virar G9, para que o time volte a disputar um torneio continental.

10º - Botafogo: A Estrela Solitária mais uma vez é apenas um coadjuvante no Brasileirão, que não vence desde 1995. Coadjuvante sempre.

11º - Atlético PR: Uma espécie de "México" do Brasileirão: "Joga como nunca e perde como sempre". Todo ano é apontado como possível azarão, o Furacão não tem passado de uma brisa de verão nos últimos certames.

12º - Bahia: Escapou do rebaixamento em uma arrancada heroica no 2º turno. Sorte da imensa torcida colorada que vibrava com cada vitória triunfo do time da Boa Terra saindo da zona da degola.

13º - São Paulo: O mantra "time grande não cai" foi entoado pelo 2º ano consecutivo e pelo 3º ano nos últimos 5 Brasileirões. Este ano flertou como nunca com o rebaixamento e escapou mais em razão dos adversários diretos serem incompetentes que necessariamente por seus próprios méritos. Após o Tri do Brasileirão (06 07 08) amarga 9 anos sem conquistas Nacionais.

14º- Fluminense: Clube que todo mundo quer ver rebaixado para que "pague" o descenso que escapou vergonhosamente em 2014. Este ano foi quase, quem sabe ano que vem nossa torcida de certo? Péssima colocação para um clube que teve um dos artilheiros do campeonato.

15º - Sport: Chegou a ocupar a 5ª colocação do BR17, treinado pelo Profexô Luxemburgo, porém caiu de produção absurdamente também nas mãos de Luxa, que foi demitido depois de ter seu contrato renovado. Escapou na última rodada.

16º - Vitória: Outro clube da Boa Terra a flertar contra o rebaixamento. Só que não teve melhor sorte que seu rival. O 2º turno foi ótimo como visitante, mas a má campanha do 1º turno, sobretudo em casa onde não fez valer o mando. Escapou graças à incompetência dosa concorrentes diretos.

17º - Coritiba: Após flertar por anos com o rebaixamento, o Campeão Brasileiro de 1985 caiu novamente. Tem que se firmar como clube de série A, quem abe volta a ser o time competitivo de anos atrás.

18º - Avaí: Mais um clube a desfalcar o Estado Catarinense que em 2015 contou com 4 equipes na elite do futebol Brasileiro. Precisa se reestruturar e voltar a Série A, dessa vez para ficar.

19º - Ponte Preta: Esperava-se mais do Vice Campeão Paulista, pelo menos uma vaga na sulamericana. Rebaixada para repensar sua vida.

20º - Atlético GO: Parece aquelas escolas de samba que todo ano sobe para o Grupo Especial e cai no ano seguinte. Favorito ao rebaixamento, concretizou, apesar de tirar pontos importantes de Clubes da ponta de cima da tabela, como o Campeão. melhor sorte na Série B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário