sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Mais um trecho [Há 10 anos]

Mais uma dose homeopática do livro que nunca terminou era ministrada há 10 anos.

Quem sabe um dia termina?

Segue o texto.


Mais um trecho


Segue mais um trecho do livro que por enquanto, está empacado. Nesse pequeno trecho, falo sobre o Rock, afinal a década de 80 é chamada de "A década do Rock", não apenas como memorialista, mas ensaiando algumas divagações sobre teoria artística.
Segue o texto:

Foi pelo RPM que abri meus horizontes para o Rock, um pouco tarde, admito, pois já havia perdido o surgimento de boa parte dos artistas do rock antecessores, fato que compensei na época escutando suas músicas, e hoje como pesquisador e amante deste gênero musical. Mas, mesmo que tenha perdido seu surgimento, meu interesse tardio pelo Rock não me impediu de conhecer e gostar de Legião Urbana, uma banda composta por jovens da classe média Brasiliense, e que me despertou o interesse primeiramente pela música “Faroeste Caboclo”, que me chama a atenção por ser extremamente longa e ainda, por narrar uma história de amor, ódio, traição e justiça, com versos sem métrica e sem rimas, numa perfeita narrativa com começo meio e fim, amarrada por uma sonoridade difícil de ser reproduzida.
Mais tarde veio para mim “Pais e Filhos”, “Eduardo e Mônica” e tantas outras que hoje me fazem afirmar que Legião Urbana é o que melhor traduz a minha geração, a geração dos anos 80 tem sua identidade revelada pelas letras das músicas do Legião Urbana. Ouvir as canções de Renato Russo e sua trupe, para a minha geração, é compactuar com sua mensagem, é acabar de ouvir e dizer: essa é a minha história.
A banda sobreviveu aos anos 80, atravessou os 90 e só não foi além em virtude da morte precoce do líder Renato Russo. Vivo fosse, talvez teria alcançado hoje o merecido patamar que desfruta Bono Vox, de artista top, que grava o que quer e quando quer, que vez ou outra faz uma mega turnê que arrasta multidões com ingressos antecipados vendidos a peso de ouro. Lamento nunca ter assistido a um show do Legião, e esse é um daqueles lamentos que sabemos que nunca será recompensado.

Assim como o outro trecho publicado, não foram feitas correções gramaticais e tampouco alterações, atualizações etc... é o texto bruto, podendo sofrer alterações em ocasião da sua publicação, seja ela impressa ou por meio de mídia eletrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário