terça-feira, 9 de dezembro de 2014

E o aluno que não paga?


Peço desculpas por voltar ao assunto mais uma vez, mas acontece que em razão de novos questionamentos que não tenho a quem recorrer, faço-os a mim mesmo e os exponho neste espaço na esperança de que mais pessoas reflitam e alguma resposta seja dada.

Com o advento da terceirização das linhas de transporte universitário, como fica a cobrança dos alunos inadimplentes?

Uma vez que os alunos contribuem com o pagamento do transporte por meio dos boletos bancários gerados pela fazenda municipal, portanto passíveis de virar dívida ativa, é de se esperar que haja a cobrança dos alunos inadimplentes como sempre fora feito.

Mas no caso dos alunos que viajam em veículos terceirizados, o aviso de que o aluno não está em dia com o pagamento é feito de que forma? Pela própria Prefeitura ou Departamento de Educação? Representantes de cada linha?

Porque entendo que os motoristas das linhas terceirizadas não têm obrigação nem a responsabilidade na relação estudantes/prefeitura, não podendo cobrá-los e muito menos barrá-los em caso de inadimplência.

Meu receio é que deixem a cobrança de lado ao longo do ano e que se cobre do aluno apenas quando este for fazer a inscrição para utilizar o transporte no começo do ano, exigido destes o pagamento total, ou pelo menos o parcelamento, da dívida.

Deixar a dívida crescer para no começo do ano cobrar do aluno não me parece uma estratégia eficiente do ponto de vista econômico para o erário municipal nem do interesse público para os usuários.

Mas sinceramente, o que eu tenho a ver com isso? Não sou político (nem tenho mais tal pretensão), não sou vereador, não sou usuário das linhas, não sou responsável pela tributação municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário