quarta-feira, 23 de maio de 2018

Sobre as provas do Processo Seletivo.

Acabo de conferir a prova de História aplicada aos candidatos no Processo Seletivo Simplificado 2018 (aquele que só aconteceu no 2º Bimestre do ano letivo e porque o anterior foi "esquecido" de ser prorrogado).

E o fiz depois de inúmeros colegas professores e professoras me procurar reclamando das suas respectivas provas.

Dentre as reclamações mais citadas:

* Questões de matemática em todas as provas (inclusive para disciplinas de Humanas).

* Questões de Português, Matemática e Legislação, idênticas em todas as provas.

* Prova de Educação Infantil e PEB 1 Idênticas.

* Além da reclamação de que o nível estaria muito difícil para um Processo Seletivo Simplificado.

Minhas considerações: 

1. Não posso classificar a dificuldade da prova, mas pela quantidade de acertos que me informaram quem me procurou, deduzo que talvez tenha sido mais "puxado" que o normal.

A dificuldade sentida pelos candidatos pode ser em razão do pouco tempo de estudo que lhes fora dado para se preparar. Afinal, o Processo Seletivo Simplificado teve que ser elaborado às pressas para sanar uma ilegalidade (não canso de repetir.

Soma-se ainda o fato de que os Docentes costumam se preparar melhor quando é concurso, não uma seleção para contratação temporária, que em via de regra, tende a ser menos complexa.

2. Questões e provas idênticas certamente aconteceram por economia por parte da empresa.

Empresas de concursos pagam profissionais para elaborar questões, então nada melhor que aproveitá-las em mais de uma prova.

Não por outro motivo, quase 75% das provas foram iguais para todas as disciplinas. Da questão 01 à questão 22 os gabaritos são rigorosamente os mesmos, conforme você pode conferir aqui.

3. Questões Matemática em todas as provas, sinceramente, não consigo entender a razão.

A prova de História, a única em que na verdade posso tecer comentários específicos com algum embasamento teórico, merecerá uma análise mais acurada.

Fora 30 questões divididas em:

Questões de Português: 10.
Questões de Matemática: 04.
Questões de Conhecimentos Específicos, Pedagógicos e Legislação: 15.
Questões do conteúdo da grade curricular de História: 0 (Zero).

Ainda que reconheça a importância de, numa prova de História, se cobrar a norma culta da nossa língua e questões inerentes à legislação e aspectos pedagógicos, não vejo o menor sentido em cobrar matemática, e pior, me causa estranheza que nenhuma questão específica de História tenha sido exigido dos professores de... História.

Em outras palavras, exigiu-se do Professor o conhecimento técnico sobre a docência e não o específico sobre o conteúdo da grade curricular do município.

E para não dizerem que apenas critico, deixo registrado o bom nível das 15 questões sobre
Conhecimentos Específicos, Pedagógicos e Legislação, cobrando aspectos interessantes das leis que regem nossa Educação, e questões sobre a obra da Professora e Historiadora Circe Bittencourt, referência em Historiografia e obras didáticas no Brasil.

Já pensaram se a moda pega e nos próximos concursos, por exemplo para motorista, tenhamos contratados que conheçam detalhes do motor, da parte elétrica, das regras do trânsito, porém não sabem dirigir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário