sábado, 21 de janeiro de 2017

Janeiro na Voz Ipuanense

Pequenos detalhes que fazem a diferença.
Por Orandes Rocha*.

Bem que o texto poderia se chamar “Detalhes tão pequenos de nós 16.000 cidadãos”.
Justo eu que sempre defendo que uma Administração Pública deve se preocupar em mudanças estruturais que possam transformar a vida dos cidadãos ipuanenses, adotando como regra a política pública e não a política de governo, quero hoje deixar algumas considerações mais simples.
Na verdade, algumas sugestões para nossos Governantes e população refletir.

Velório com perfil no facebook.
A Prefeitura Municipal conta com diversos perfis no Facebook, todos com muitos seguidores e uma boa atualização.
Sugiro que também o velório municipal tenha um perfil (exclusivo) administrado pela Prefeitura.
E que este perfil seja atualizado sempre que houver falecimento, informando o básico à população: Nome, data e hora do velório e sepultamento.
Além de uma fonte de informação para amigos e familiares, este perfil seria um complemento à tradicional forma de anúncio de falecimentos na cidade por meio de carros de som, ou vai me dizer que nunca aconteceu de você ouvir com clareza a música e o anúncio do falecimento mas na hora de dizer o nome da pessoa você não entendeu porque algum barulho atrapalhou? Ou porque o carro já se encontrava longe?

Diário Oficial eletrônico.
Um diário oficial do município com a divulgação de tudo o que aconteceu no campo burocrático na cidade mensalmente.
Contratações, gastos, pagamentos, licitações, decretos, enfim, publicações em geral para quem gosta de acompanhar como está sendo gasto o dinheiro do contribuinte.
Visando conferir maior facilidade a quem procura obter informações sobre o andamento do serviço público e, consequentemente, maior transparência no trato com a “coisa pública.

Homenagens como nomes em logradouros.
Nos últimos anos, bairros foram abertos e com eles ruas e avenidas surgiram; obras foram construídas e algumas estão por terminar.
Lamentavelmente, nos últimos anos também nossa cidade perdeu 3 ex Prefeitos.
Causa estranheza (e alguma tristeza) que nenhum deles tenha sido homenageado com obras ou ruas em nossa cidade.
Homenagear, com nome de pessoas da cidade, os logradouros municipais, tem sido prática comum há muito tempo, pena que o critério usado nem sempre seja o de mereci mento, ou destaque da pessoa na cidade, mas sempre um parente de político ou a algum importante correligionário, que possa trazer votos ao autor da homenagem.
João Talis e Alcides Montanher Filho, têm seus nomes escritos na História desta cidade e, por esta justa razão, já deveriam ter sido homenageados com seus nomes dados em alguma obra da cidade.
Fica aqui a sugestão para que o anexo novo do Paço Municipal receba o nome de algum deles.

*Orandes Rocha já deixou “testamentado” que não quer seu nome em nenhuma obra, rua ou avenida. Sob pena de assombrar o local homenageado para todo o sempre caso, à revelia de sua vontade, tal desejo não seja atendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário