quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Ginásio que deveria ser de esportes.

Quando fui Diretor do Departamento de Educação acumulei durante um tempo a pasta do esporte. Naquela ocasião, havia o costume de agendar horários no ginásio de esportes para "atletas de fim de semana" jogar no meio da semana.

Era um tal de "quarta feira das 18:00h às 20:00h - Time do Fulano", "das 20:00h às 22:00h time do cicrano", "na quinta, time de não sei quem" e por aí a coisa andava.

Confesso que essa prática viciosa, que vinha de anos antes sempre com o mesmo conceito de emprestar o espaço público destinado ao esporte para a prática de atividade física de lazer, me incomodava.

E confesso que, durante os 2 anos que respondi pelo esporte em Ipuã tentei, em vão, acabar com ela.

Sempre defendi que o Ginásio Municipal de Esportes deveria ser usado exclusivamente para treino e jogos de equipes oficiais da cidade.

O tempo passou, deixei de responder pelo esporte, deixei mais tarde o Depto de Educação e a prática nefasta continuou motivada por 3 razões: Média com eleitorado, falta de outras praças de esporte e falta de times oficiais na cidade.

A primeira, sei que isso acontece com todos governos, é inevitável; mas a falta de praças esportivas para "atletas de fim de semana" e a falta de um time oficial na cidade, estas sim são preocupantes.

Com a reforma do Centro de Lazer onde está localizado o Ginásio de Esportes, acreditei por alguns instantes que a possibilidade de uma nova praça esportiva (já que o estado anterior à reforma era deplorável) significaria o fim do empréstimo do ginásio, substituído pelas duas quadras reformadas e ainda, o início de uma política esportiva em nossa cidade, com a utilização do ginásio apenas para equipes e jogos oficiais.

Duplo engano.

Meu otimismo inocente desapareceu quando vi que a reforma do Centro de Lazer trouxe apenas estética ao lugar, pelo menos externamente, já que internamente, muitas são as reclamações de pessoas que me procura relatando a má qualidade das piscinas e a precoce deterioração das instalações.

Nenhum incentivo ao uso destes espaços foi feito pelo poder público municipal. Nenhuma escolinha montada, nenhum treinamento oferecido, nenhuma divulgação e fomento ao uso das quadras foi feito. É como se a mensagem fosse: "as quadras reformadas estão aqui, venha quem quiser".

E em política pública de esporte e lazer não é bem assim que as coisas funcionam.

Há que se oferecer estrutura, incentivo à participação dos esportistas e ao público.

Mas nada me entristeceu mais que ver o Ginásio de Esportes simplesmente abandonado há mais de 1 ano. Nada de jogos, nem de treinos, nem de times oficiais.

Nem o Futsal EPTV, menina dos olhos dos Governos PMDBistas em Ipuã, tem sido realizado no local, mas transferido para o Ginásio de uma escola municipal.

Antes continuasse sendo usado pelos "atletas de fim de semana", pois assim a limpeza (interna e externa) e o cuidado com a manutenção seria tida como obrigação.

Nem mesmo a posse da Administração 2017 - 2020, tradicionalmente realizada no local ocorreu. Não sei se pela necessidade de manutenção imeadiata no local, ou pela certeza do público escasso prestigiando tal evento.

Não acredito que um Ginásio de Esportes signifique a adoção de uma política pública esportiva, aliás acredito que apenas depois de ter de fato uma política sólida de incentivo ao esporte é que uma cidade deva ter um belo e estruturado Ginásio; mas já que temos em nossa cidade um bom local, que este seja pelo menos conservado, e não abandonado como o esporte em nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário